Valor máximo dos passes regionais rodoviários com alterações em 2022

ouvir notícia

Para 2022, foram recentemente aprovadas alterações no que diz respeito ao transporte rodoviário. Para este transporte deixa de existir o teto máximo dos 40€ para os passes mensais, à semelhança do que já acontece desde maio de 2021 no transporte ferroviário, mantendo os passageiros o benefício de um desconto aplicado pela AMAL de 50%, em relação ao preço total do passe.

Refira-se que esta alteração foi aprovada, uma vez que a fixação de um valor máximo de 40€ no valor do passe gerou, nos últimos dois anos, sobretudo no ferroviário, um aumento na venda de passes de escalões mais elevados. Essa situação condicionou o financiamento total, aos operadores de transporte, dos descontos tarifários aprovados.

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a implementação deste programa apenas é possível com o financiamento da administração central e local, que garantem o sucesso da medida, reduzindo os encargos com as deslocações e dando um passo importante em termos ambientais, reduzindo os automóveis na via pública e os níveis de poluição atmosférica.

- Publicidade -

Para melhorar a qualidade de vida e mobilidade na região algarvia, a AMAL está também já a trabalhar noutras soluções, nomeadamente na introdução de um passe único que vai permitir aos residentes e visitantes utilizarem os transportes públicos da região através de um único título de transporte. Uma medida que, acredita a AMAL, poderá contribuir para a migração do transporte individual para o transporte público nas deslocações diárias no Algarve. Prevê-se que esta medida possa ser implementada durante o ano de 2022.

Este Programa, criado em 2019, visa atrair passageiros para o transporte coletivo, incentivando a população em geral a adotar hábitos de mobilidade mais sustentáveis e apoiando as autoridades de transporte com uma verba anual, que lhes permita operar “um criterioso ajustamento tarifário e da oferta”, no valor total de cerca de 1,4 milhões de euros. Este apoio financeiro provém do Fundo Ambiental e dos municípios.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.