Vascão contaminado: Algar admite culpa e garante que pagará reparação dos danos

ouvir notícia

O Aterro Sanitário do Sotavento localiza-se na freguesia de Salir, concelho de Loulé

.

Águas lixiviadas, sem tratamento, provenientes do Aterro Sanitário do Sotavento poluíram a ribeira do Vascão. Comissão de acompanhamento do aterro reuniu de urgência para tomar medidas

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

A Comissão de Acompanhamento do Aterro Sanitário do Sotavento esteve reunida esta terça-feira, na Câmara Municipal de Loulé, para confrontar a Algar, empresa que gere aquele aterro, com a poluição que atingiu nos últimos dias a ribeira do Vascão e tomar medidas.

A reunião, que tinha sido agendada com carácter de urgência, foi promovida pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que também preside a referida comissão. Refira-se que aquela comissão de acompanhamento inclui 20 entidades, entre as quais as Câmaras do sotavento e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Os responsáveis da Algar admitiram, tal como já o tinham feito a vários órgão de comunicação social, a responsabilidade na poluição provocada por águas lixiviadas, sem tratamento, que escorreram para a ribeira do Vascão. E admitiram que a empresa está disposta a investir na reparação dos danos.

“É uma situação muito grave. A Algar também reconheceu a gravidade. Perguntei se estavam dispostos a custear os danos causados nas linhas de água e disseram que sim”, explicou Vítor Aleixo, em declarações ao Jornal do Algarve, acrescentando que a GNR tomou conta da ocorrência e a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve recolheu amostras para analisar.

A contaminação que atingiu a ribeira do Vascão teve origem numa estação de tratamento, que tem uma das células avariadas e outra a funcionar mal.

Vítor Aleixo, que apresentou um conjunto de propostas na referida reunião, explicou ainda que a Algar “tem que reparar todas as situações que carecem de ser reparadas” e considerou que “estas situações não podem voltar a acontecer”.

O autarca louletano viu ainda ser aprovada, por unanimidade, a sua proposta para que a fiscalização do aterro sanitário passe a ser efetuada por uma entidade independente.

“É preciso que os relatórios sejam efetuados por uma terceira parte e não pelos técnicos da Algar. Assim, ficamos mais seguros, mais confiantes e mais tranquilos”, considerou Vítor Aleixo.

O Aterro Sanitário do Sotavento localiza-se na freguesia de Salir (Loulé) e serve oito concelhos: Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Falta so o pormenor da importancia extrema desta Ribeira
    Transcrevo noticia de 2012 da
    Sul informação
    Ribeira do Vascão classificada como um dos dois novos Sítios Ramsar em Portugal
    POR ELISABETE RODRIGUES • 6 DE DEZEMBRO DE 2012 – 14:30

    A Ribeira do Vascão acaba de ser designada como um dos dois novos Sítios Ramsar em Portugal, elevando para 30 o número destas Zonas Húmidas de Importância Internacional no território nacional.

    Além desta ribeira, que nasce na Serra do Caldeirão e desagua no Guadiana e tem grande parte do seu curso no interior serrano do Algarve (concelhos de Loulé, Tavira e Alcoutim), estabelecendo a fronteira com o Baixo Alentejo, foi ainda designada como Sítio Ramsar a Pateira de Fermentelos e os vales do Águeda e do Cértima, no Norte do país.

    O sítio da Ribeira do Vascão, que abarca um total de 44,331 hectares (37º27’N 007º48’W) constitui o maior rio sem interrupções artificiais, tais como barragens, em Portugal.

    Situada na região mediterrânica, aquela ribeira suporta altas concentrações de espécies ameaçadas de peixes de água doce, tais como o Saramugo (Anaecypris hispanica), Enguia-europeia (Anguilla anguilla) e Lampreia (Petromyzon marinus).

    Segundo salienta Laura Máiz-Tomé, conselheira assistente da Convenção de Ramsar para a Europa, «a zona húmida regula as cheias da Ribeira do Vascão», enquanto a «vegetação ripícola contribui para a infiltração de água no subsolo e para a estabilização de diferentes processos hidrológicos».

    Na base da classificação desta ribeira esteve ainda o facto de terem sido descobertos na região «numerosos vestígios arqueológicos dos períodos romano e islâmico».

    Destaque também para o facto de o Vascão ser «popular para atividades outdoor, desportos de natureza e educação ambiental».

    A mesma classificação chama a atenção que a falta de estações de tratamento de esgotos nas aldeias adjacentes «ameaça o carácter ecológico do sítio», mas ressalva que «planos de gestão foram implementados» ao mesmo tempo que foram adotadas «estratégias de erradicação de espécies exóticas invasivas».”

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.