Vasco Célio expõe “Ilhas” no Auditório Municipal de Olhão

ouvir notícia

.

O foyer do Auditório Municipal de Olhão tem patente até 23 de fevereiro uma exposição do fotojornalista algarvio Vasco Célio, que mostra a beleza e o magnetismo da Ria Formosa. São imagens que não deixam o público indiferente.

O título da série de fotografias que Vasco Célio criou para a exposição “Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico”, que agora podemos ver, dá-nos não só pistas de leitura para acedermos ao sentido das imagens, como também reforça a polissemia do conjunto, as suas muitas possibilidades, os seus múltiplos sentidos.

Como refere Nuno Faria, “Ilhas” remete, antes de mais, para um território específico, a Ilha da Culatra, que integra o belo e sempre cambiante “arquipélago” que é a Ria Formosa. O autor voltou a um lugar que, em rigor, nunca deixou de visitar, um lugar de um magnetismo intenso e único, com uma luz irrepetível e irreproduzível.

- Publicidade -

Em segunda instância, Ilhas representa metaforicamente um território algarvio mais amplo mas igualmente fragmentado, diversificado e com múltiplas identidades.

Mas, ainda mais importante do que isso, este conjunto de imagens revela um território com dinâmicas muito próprias, cuja insularidade e isolamento ajudou a criar peculiares processos de acumulação, de disposição e de combinação que podem ser entendidas como práticas escultóricas espontâneas completamente singulares. Cada indivíduo é uma ilha e é sobre essa forma de radical individualidade que se centra o nosso interesse.

Diz ainda o curador Nuno Faria que Vasco Célio “nunca perde o sentido e a coerência do conjunto de imagens, produzindo sentido a partir das relações que entre elas se vão tecendo, estabelecendo uma tonalidade predominantemente monocromática e uma luz filtrada e velada, que acentuam a ambiência de suspensão, como se ali o tempo estivesse permanentemente adiado, em espera, e se os gestos a que os objetos dão corpo fossem só maneiras de marcar essa duração”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.