Vasco Lourenço fala de “Liberdade e Democracia” em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

Vasco Lourenço nas comemorações do 25 de Abril (Foto: Paulo Petronilho/Rede Expresso)

.

Vasco Lourenço, “capitão de Abril”, vai estar esta sexta-feira no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, a partir das 18h00, para uma conferência subordinada ao tema “Liberdade e Democracia” e organizada pela Liga dos Amigos do Mestre Manuel Cabanas.

Vasco Correia Lourenço nasceu em Lousa, Castelo Branco, a 19 de junho de 1942. Ingressou na Academia Militar em 1960, na especialidade de Infantaria. Cumpriu uma comissão de serviço na Guiné entre 1969 e 1971.

- Publicidade -

Foi um dos principais impulsionadores do Movimento dos Capitães, que levou ao derrube da ditadura a 25 de Abril de 1974, tendo pertencido à Comissão Coordenadora do MFA.

Foi nomeado para o Conselho de Estado em 24 de julho de 1974, como representante da Comissão Coordenadora do MFA. Integrou o Conselho dos Vinte e o Conselho da Revolução, tendo sido o seu habitual porta-voz. Foi também membro do Conselho da Arma de Infantaria e co-autor do Plano de Acção Política (PAP).

Primeiro subscritor do Documento dos Nove, substituiu em novembro de 1975 Otelo Saraiva de Carvalho como Governador Militar de Lisboa e Comandante da Região Militar de Lisboa (1975-1978). Passou à reserva no posto de tenente-coronel em 1988.

A 24 de setembro de 1983 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a 19 de abril de 1986 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.