Vela: Dupla portuguesa de “420” continua na luta pelo pódio no mundial ISAF

ouvir notícia

.

Diogo Pereira e Manuel Macedo continuam como os melhores portugueses no Campeonato do Mundo da Juventude ISAF, em vela, que decorre até ao próximo sábado em Tavira. A dupla portuguesa é agora quinta classificada em 420 masculino, mas com aspirações inalteradas na luta pelas medalhas.

Esta terça-feira, o vento surgiu mais tarde do que o horário previsto para o início das regatas, mas a tempo de se completarem, uma vez mais, todas as regatas previstas.

Resumo por categorias:

- Publicidade -

420
Diogo Pereira/Manuel Macedo continuam na luta pelo pódio, embora tenham descido para o 5º lugar, ainda que empatados em pontos com o 3.º. A substituir a dupla portuguesa no último lugar do pódio está agora Machetti/Dantes (FRA). Koisumi/Matsuo, do Japão, e Norizan/Aziz, da Malásia, mantém as duas primeiras posições.

O proa Manuel Macedo explica que “a primeira regata correu mal, com um 720, e depois já não deu para acompanhar”. Diogo Pereira sublinha que partiram para a “segunda regata com a cabeça limpa e conseguiram um 6.º lugar, mantendo-se a lutar pelas medalhas”.

No sector feminino as portuguesas Teresa Camelo/Helena Oliveira continuam no 19.º lugar. Na luta pelas medalhas, as germânicas Theres Dahnke/Birte Winkel trocam de posição com as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu, ficando o 3.º lugar para as igualmente favoritas Nadja Horwitz e Carmina Malsch, do Chile.
Laser Radial

O dia não correu bem a Santiago Sampaio que, com duas regatas na segunda metade da frota, desceu para o 28.º lugar. Carolina João, tal como ontem começou melhor do que acabou, obtendo um 9.º na primeira regata e um 35.º na segunda. Ainda assim sobe uma posição e é 15.º da geral, após 4 regatas.

Na liderança seguem Seafra Guilfoyle (IRL), seguido de Martin Lowy (BRA) e Patrick Dopping, da Dinamarca. No feminino Haddon Hughes (EUA), Martina Reino Cacho (ESP) e Valentina Balbi (ITA) lideram a frota.

SL16
Nos catamarans os portugueses Vasco Rocha/Salvador Taveira apresentaram-se em bom plano com três regatas no top 10, subindo à 13.ª posição da geral, ao fim de seis regatas. Os três primeiros são os franceses Flament/Dorange, os irmãos espanhóis Ferrando/Ferrando e Kim Vidal/António Lopes, do Brasil.

29er
A dupla portuguesa Francisco Maia/Rui Oliveira desceu quatro posições e é agora 20.ª da geral. Na frente, depois de um dia quase perfeito, está agora a dupla francesa Yrieix/Guillou, seguidos dos norte-americanos Wilson/Gibbs e da dupla de Hong Kong D’Argrenlieu/Nathan Bradley.

RS:X
Nas pranchas masculinas o português Frederico Rodrigues é 21.º, numa classe liderada pelo israelita Yael Paz, seguido Evgenii Aivazian (RUS) e do italiano Mattia Camboni.

Hoje, quarta-feira, há mais regatas a partir das 13h00.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.