Velejadora holandesa terá partido de Gibraltar e não de Portimão

ouvir notícia

A "velejadora solitária" Laura Dekker esteve nos últimos dias a fazer testes na costa algarvia

A holandesa que quer tornar-se na mais jovem velejadora a dar sozinha a volta ao mundo terá partido hoje de Gibraltar e não de Portimão por alegados problemas com as autoridades.

Segundo a agência France Presse (AFP) Laura Dekker, de 14 anos, terá afinal zarpado este sábado de Gibraltar e não de Portugal, como estava previsto.

A AFP diz que a adolescente terá decidido partir de Gibraltar porque “a polícia portuguesa lhe criava problemas por causa da idade”, já que a legislação nacional não permite que um menor navegue sozinho.

- Publicidade -

A informação foi dada àquela agência francesa por Marijke Schaaphok, diretora da produtora audiovisual holandesa com a exclusividade da cobertura da viagem, que diz ter sido informada pelo empresário de Laura.

O empresário Peter Klarenbeek e o pai da menor, Dick Dekker, tinham prometido por telefone aos jornalistas uma conferência de imprensa hoje à tarde no Aeroporto de Faro, mas escusaram-se depois a emitir declarações.

Quando iam embarcar de regresso à Holanda recusaram falar aos vários jornalistas da imprensa nacional e estrangeira que se deslocaram de Portimão, onde estavam concentrados, até ao Aeroporto de Faro.

A jovem terá chegado a Portugal a 14 de agosto a bordo do veleiro “Guppy”, acompanhada do pai, tendo nos últimos dias feito vários testes na costa portuguesa.

O caso suscitou enorme polémica, tendo a tutela de menores holandesa tentado impedir a viagem da menor, autorizada pelos pais a lançar-se à aventura.

Contudo, a Justiça holandesa acabou por autorizar a realização da viagem, colocando a inteira responsabilidade nos pais de Laura.

O primeiro ponto de paragem da adolescente deverá ser a Madeira ou as ilhas Canárias, mas a escolha do primeiro destino dependerá das condições do vento.

Laura Dekker deverá concluir a sua viagem antes de completar 17 anos, no dia 20 de setembro de 2012, para assim se tornar a mais jovem velejadora a fazer uma viagem solitária de circum-navegação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.