Vem aí frio, chuva, vento e até pode nevar no sul do país

ouvir notícia

.

O Instituto Português do Mar (IPMA) e da Atmosfera anunciou, para o fim de semana, tempo frio, acompanhado de chuva, vento, neve e ondas. A neve poderá ocorrer, principalmente, no interior norte, mas também nas zonas mais altas do sul do país.

“A partir de sexta-feira e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas”, refere o IPMA, sublinhando a ocorrência de “céu muito nublado”, mas com “boas abertas na zona sul”.

O IPMA prevê também queda de neve entre os 1.000 e os 1.200 metros de altitude, sendo que a cota baixará gradualmente a partir desta tarde, para entre 400 e 600 metros de altitude. Mas poderá descer temporariamente para 300/400 metros até
meio da manhã de sábado, porém, apenas na região Norte.

- Publicidade -

O vento será “moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 90 km/h no litoral, e forte a muito forte (45 a 60 km/h) nas terras altas, com rajadas até 110 km/h, em especial nas regiões Centro e Sul”.

Está ainda prevista a “descida de temperatura, em especial da mínima”, refere o IPMA.

A ondulação será de noroeste, com 4,5 a 6 metros, na costa ocidental e de sudoeste, com 1,5 a 2,5 metros, na costa sul.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.