Vencedor do Prémio Sakharov é dissidente cubano Guillermo Farinas

ouvir notícia

O Parlamento Europeu atribuíu hoje o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento ao dissidente cubano Guillermo Farinas, que realizou 23 greves de fome contra o regime castrista, disseram fontes parlamentares citadas pela agência noticiosa francesa AFP.

Esta decisão deverá ser anunciada formalmente às 12:00 (11:00 em Lisboa) pelo presidente do Parlamento Europeu (PE), Jerzy Buzek, perante os deputados reunidos em plenário em Estrasburgo (França).

«O laureado com o Prémio Sakharov é Farinas», disse uma das fontes à AFP.

- Publicidade -

Guillermo Farinas, de 48 anos, foi escolhido pelos líderes dos grupos políticos do PE face a dois outros finalistas: a opositora etíope Birtukan Mideksa e a organização não governamental «Breaking the silence», que dá voz a antigos soldados do exército israelita.

O laureado é um ciberjornalista e diretor da agência «online» Cubanacan Press (ilegalizada) e membro do movimento clandestino Aliança democrática cubana.

Esta é a terceira vez em menos de dez anos que este galardão é atribuído a um indivíduo ou organização contra o regime cubano, depois do opositor Oswaldo Paya Sardinas em 2002 e das Damas de Branco, movimento de que reúne as mulheres e familiares de dissidente detidos, em 2005.

O prémio será entregue a 15 de dezembro.

Criado em 1998 pelo Parlamento Europeu, o Prémio Sakharov homenageia todos quantos se destacam na luta pela defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.