“Vencer a crise e afirmar o Algarve”

ouvir notícia

A associação reúne empresários, médicos, autarcas, ex-autarcas, professores, entre outras figuras, num total de 150 membros

Superar a profunda crise estrutural, afirmar o Algarve e atingir o desenvolvimento sustentável é o objetivo supremo da associação União Pelo Futuro do Algarve (Algfuturo), que acaba de oficializar os seus estatutos

 

“Inovadora, inclusiva e forte, para vencer a crise, afirmar o Algarve e servir os empresários e a sociedade.” É desta forma que a União Pelo Futuro do Algarve (Algfuturo) anuncia que já foi realizada a escritura pública dos estatutos desta associação, apresentada no final de maio.

- Publicidade -

“A partir de agora a região passa a ter um ‘edifício’ associativo inovador, inclusivo e de representatividade que é único no país, sendo um instrumento para superar a profunda crise estrutural e afirmar o Algarve, ao serviço do tecido empresarial e da sociedade em geral”, frisa a comissão instaladora, salientando que a Algfuturo não tem fins lucrativos e “o ADN é ideologicamente plural, independente e isento”.

A nova associação vai integrar no seu seio não só os residentes no Algarve, como também “os que tendo nascido no Algarve saíram, nomeadamente comunidades portuguesas”, sem esquecer as comunidades estrangeiras, “com com quase 80 mil indivíduos”, e os investidores. Os responsáveis acrescentam ainda que a associação vai focar-se “no bem-estar dos imigrantes e em receber bem os turistas”.

As grandes questões de interesse regional

Para isso, a Algfuturo pretende dinamizar “atividades de caráter empresarial de todos os setores de atividade, de caráter sociocultural, juventude, por zonas geográficas/concelhos, e outros domínios que contribuam par a produção de riqueza e justiça social”.

A associação propõe-se ainda a “desenvolver o diálogo e cooperação com entidades oficiais e entidades associativas da sociedade civil, a nível regional, nacional e internacional”.

Os estatutos da Algfuturo preveem que a direção terá entre 11 e 15 vice-presidentes, destacando-se a criação do Conselho Estratégico Regional do Algarve, composto por 17 personalidades que gozam de autonomia para designar o seu próprio coordenador e “elaborar relatórios e pareceres sobre grandes questões de interesse regional”.

Ainda de acordo com os estatutos, “o objetivo supremo da associação é o desenvolvimento sustentável, considerando-se que o meio eficaz de o alcançar é através da região administrativa do Algarve”.

A sede da Algfuturo é em Faro, mas os responsáveis adiantam que poderão ser abertas delegações noutros concelhos algarvios.

NC/JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.