Vento forte e agitação marítima põem 10 distritos sob aviso amarelo

ouvir notícia

Nos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro há previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros

Dez distritos do continente estão esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

De acordo com informação revelada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo desde as 6h desta terça-feira e até às 5h59 de quarta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 70 km/h, em especial no litoral.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros. Segundo o IPMA, este alerta entrou em vigor às 6h de hoje e termina às 8h59 desta quarta-feira.

- Publicidade -

Uma barra fechada e três condicionadas

Em consequência da agitação marítima forte, a barra de São Martinho do Porto estará fechada a toda a navegação e outras três estão condicionadas.

De acordo com a Marinha portuguesa, a barra marítima da Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima.

A barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

Também a barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticarem-na no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após a preia-mar.

As embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra de Vila do Conde no período da preia-mar.O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera quando há risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

Previsão meteorológica

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade nas regiões do litoral oeste a sul do Cabo Mondego até meio da manhã, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 km/ha e descida de temperatura, sendo acentuada da temperatura máxima.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 21 graus Celsius, no Porto entre 11 e 20, em Viseu e em Bragança entre 10 e 22, na Guarda entre 9 e 19, em Castelo Branco e em Portalegre entre 15 e 27, em Évora entre 11 e 28, em Beja entre 14 e 29, em Faro entre 16 e 27, em Setúbal entre 15 e 22, em Coimbra entre 12 e 22 e em Santarém entre 14 e 23.

RE

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.