Verão em VRSA animado com uma centena de propostas para todos os públicos

ouvir notícia

.

Uma centena de eventos vai animar Vila Real de Santo António durante os meses de julho, agosto e setembro. A programação, preparada pela autarquia vila-realense e pela empresa municipal SGU, em parceria com as associações locais, inclui concertos, cinema ao livre, sessões de jazz e chill out, feiras temáticas e provas desportivas.

Pensado para todos os públicos, o cartaz integra um programa de animação específico para o Centro Histórico de Vila Real de Santo António, não deixando de fora as tradições locais, o teatro, as feiras do livro, os bailes tradicionais ou os mercados étnicos.

Já a partir desta quinta-feira, os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam à vila histórica de Cacela Velha, em mais uma edição das “Noites d’Encanto”, onde se reviverá o ambiente das 1001 noites.

- Publicidade -

Também a partir desta sexta-feira, os micro-concertos animam o Centro Histórico de VRSA, ao início da noite. Até ao final de agosto, e sempre à sexta-feira, um conjunto de músicos irá efetuar pequenos espetáculos, criando polos de animação nas esplanadas e zonas pedonais.

A 20 de julho, tem início o ciclo “Jazz no Jardim”, iniciativa que promete levar muito “groove” à zona ribeirinha de VRSA. Sempre aos domingos, o Jardim da Avenida, junto à marina, irá receber a boa disposição das sessões de “chill out” e jazz num ambiente informal sob o magnífico cenário do Guadiana.

A partir do dia 23 de julho, as quartas-feiras ficam reservadas para sessões de cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de VRSA, com uma seleção de películas onde se incluem sucessos como “A Gaiola Dourada” ou alguns dos sucessos de Charlie Chaplin.

Nesta área, regressa mais uma edição do ciclo “Cinema sob as Estrelas em Cacela Velha”, nos dias 28 de agosto e 11 de setembro.

Em 2014, o Manta Beach volta à Praia da Manta Rota com aquele que é anunciado pela autarquia vila-realense como “o melhor cartaz da noite algarvia”. Em agenda estão nomes como Eddie Ferrer, DJeff Afrozila, Pete Tha Zouk, Dj Ride, Jay Hardway, Otto Knows, Chus, Yves V ou Christian F que prometem não dececionar ninguém.

Da música de dança para os sons do mundo, o Festival Etinarte dará cor à Marginal de Monte Gordo, entre os dias 19 e 22 de agosto, com uma seleção de músicas de Cuba, Irlanda, Angola e Portugal e artesanato dos quatro cantos do mundo.

O artesanato tradicional marca igualmente presença nas localidades de Monte Gordo (terças), VRSA (quintas) e Manta Rota (sextas) com as tradicionais mostras.

Os sons clássicos têm lugar reservado na programação de Verão de VRSA com dois concertos da Orquestra Clássica do Sul, nos dias 21 e 27 de agosto, em VRSA e Cacela Velha, respetivamente.

A pensar nos desportistas, regressa uma nova edição da Corrida da Baía de Monte Gordo, no dia 9 de agosto, num trajeto junto à linha de mar que irá ligar as praias de Manta Rota e Monte Gordo.

Os mais novos não foram esquecidos, tendo sido preparado um programa de animação de praia e atividades de sensibilização ambiental em todas as zonas balneares do concelho.

Paralelamente, as quartas-feiras e domingos de julho e agosto irão trazer a boa disposição das artes circenses às ruas do Centro Histórico de VRSA, a que se juntará uma mão cheia de concertos e espetáculos na Praça Marquês de Pombal.

Em setembro, será ainda tempo de Cacela Velha acolher a iniciativa “Poesia na Rua”, atividade que promete dar cor e poesia aos recantos desta vila com vista privilegiada sobre a Ria Formosa.

As boas películas voltam a estar em itinerância nas três freguesias do concelho com o “Cinema Português em Movimento”, iniciativa promovida pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Câmara Municipal de VRSA que levará o cinema a locais “fora do sítio”.

(Mais detalhes na edição impressa do Jornal do Algarve que estará nas bancas a partir de quinta-feira)

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.