Verão na Altura com concertos e mercadinhos

ouvir notícia

.

.

O programa de animação cultural para as noites de verão na localidade turística da Altura, Castro Marim, arrancou esta quarta-feira e vai prolongar-se até ao início de setembro com muita música e mercadinhos.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim em parceria com a Junta de Freguesia da Altura que alia a animação à promoção do artesanato e dos produtos locais.

- Publicidade -

“Iniciativas como estas, de valorização do património e dos recursos locais, abrem caminho à sustentabilidade económica, mas são sobretudo um grande estímulo social, reforçando a identidade e a autoestima da comunidade e potenciando assim uma maior e unificada projeção do território”, realça o presidente do Município, Francisco Amaral.

Os ‘Mercadinhos de Verão’ “são umas das muitas iniciativas que o Município promove, associando o turismo e o património numa estratégia de sustentabilidade da cultura e tradição locais”, explica.

Estes mercadinhos estabelecem-se como oportunidade de negócio para os produtores e artesãos, como forma de escoar os seus produtos, e como montra para os ‘Patrimónios de Castro Marim’, respondendo à procura dos turistas, que procuram e valorizam, cada vez mais, aquilo que é identitário e singular no território.

O visitante pode encontra na zona de lazer da Avenida 24 de junho algumas das formas de artesanato mais representativo do concelho, como a empreita, a cestaria ou a renda de bilros, bem como os sabores que melhor definem o território, como os figos, o mel, as amêndoas e, sem esquecer, o sal e a flor de sal, ex-líbris do concelho de Castro Marim.

A iniciativa é um projeto enquadrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC Algarve 2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia e cofinanciado a 70% pelo FEDER.

“São mais dois ingredientes que juntamos à oferta já existente em Altura, praias de areia dourada, águas cristalinas, oferta gastronómica inigualável e unidades hoteleiras habilitadas para receber quem nos vista neste tempo de Verão. Um destino cada vez mais procurado, cimentado pela estratégia de crescimento cultural bem definida, não só na localidade, como no restante concelho”, sublinha o autarca.

Animação de Verão – Calendarização:
11 de julho – Baile com Sérgio Conceição
18 de julho – Fado com Nádia Catarro
25 de julho – Arutla (dança)
28 de julho – Festival de Folclore Amendoeiras em Flor
01 de agosto – Banda Musical Castromarinense
04 de agosto – Animação de Rua “O mar que respiramos”
08 de agosto – Perdidos & Achados
16 de agosto – Baile com Grupo Mais 2
29 de agosto – In Versus – Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra
05 de setembro – Escola de Acordeão e Guitarra “Mito Algarvio”

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.