Verão – profissionais de saúde para o Algarve

Numa reportagem televisiva de 23/06/20, vi e ouvi alguém que deveria ter responsabilidades em relação à saúde no Algarve, afirmar que tinham sido abertas vagas ao abrigo da mobilidade para a contratação de profissionais de saúde para o verão no Algarve, médicos e enfermeiros. Mas afinal não estamos já no verão! Agora?


Antigamente, quando cheguei ao Algarve em 1980 e me fixei definitivamente nesta bela região, havia um plano, chamado PLANO DE VERÃO, que permitia a contratação de profissionais de saúde, de julho a setembro, com o qual nunca estive de acordo e contra o qual sempre me manifestei, já que o que necessitamos é de médicos e enfermeiros todo o ano e fixos na região. Lembro que os casos graves e difíceis surgem mais no inverno, residentes e turistas de mais idade e com mais problemas. Os veraneantes em regra são pessoas mais jovens e saudáveis que se deslocam para férias e para a praia. Aliás, que me lembre, o dito PLANO DE VERÃO, ao longo destes anos todos, nunca fixou médicos nos hospitais algarvios.


Pensava eu, que a pessoa em causa, médico e com muitos anos de profissão, já deveria ter aprendido e tornar-se num elemento competente e responsável. A antecipação aos problemas e uma atuação com a devida antecedência, resolveria muitas das situações negativas, criadas ao SNS no Algarve. Não é em peno verão e em plena pandemia que se inicia a tentativa de resolução dos recursos humanos na região. Estas estratégias, que não resolvem o problema, cuja qualidade é duvidosa e custam muito dinheiro aos Estado, já deveriam ter acabado.


Regularização das carreiras Médicas, de Enfermagem e de Técnicos de MCDT, com ajustes remuneratórios, melhoria das condições de trabalho nas instituições públicas de saúde, quer em organização quer em equipamentos, são alguns dos pressupostos para a motivação e fixação de profissionais de saúde no Algarve.


Não é o que os sucessivos governos e os seus correligionários colocados em postos de chefia fizeram até agora. Não é verdade Sr. Presidente da ARS Algarve?


Portimão, 23/06/2020

Luís Batalau

Médico

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.