“Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”

ouvir notícia

No âmbito da “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” vão ter lugar diversas ações de capacitação e workshops em vários concelhos do Algarve.
As ações estão inseridas numa candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental e incluída no aviso “EducarTE: Educar para o Território”, no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Ao todo, serão desenvolvidas 70 ações, distribuídas pelos 5 municípios de baixa densidade parceiros do projeto: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo.

A base de preparação para estas atividades teve como ponto de partida os resultados dos inquéritos de opinião destinados aos diversos públicos-alvo das ações, procurando corresponder às necessidades formativas manifestadas.

A Via Algarviana e as suas infraestruturas complementares vão ser utilizadas para ajudar a interpretar este território em diferentes temáticas, nomeadamente turismo sustentável, geodiversidade, biodiversidade, botânica e património cultural, dirigidas a diferentes públicos-alvo: empresários, decisores e técnicos de administração regional e local e população geral.

- Publicidade -

O objetivo primordial das ações de capacitação é dotar os empresários da região, que operem ou que estejam instalados ao longo do território Via Algarviana, bem como os Técnicos de Turismo, Cultura, Ambiente e Desporto dos Municípios parceiros, Juntas de Freguesia, Postos de Turismo da Região de Turismo do Algarve e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de informação válida nas diferentes áreas em oferta. Já os workshops temáticos destinam-se ao público em geral com interesse nestes temas.

A primeira acção realizou-se no passado dia 23 de setembro, em Aljezur, com o módulo de Património Cultural destinado às entidades de administração regional e local da região do Algarve. As ações são dinamizadas por técnicos especializados nas diferentes áreas em causa, através de uma parceria alargada que inclui os Municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, a Direção Regional de Cultura do Algarve, Associação A Nossa Terra, Centro Ciência Viva de Tavira, Birdland, GeoWalks&Talks e Walkin’Sagres em colaboração com a Associação Almargem, promotora da candidatura.
A última ação inserida neste ciclo de educação ambiental informal acontece no dia 10 de novembro, também em Aljezur, com um workshop temático na área da geodiversidade, destinado ao público em geral.

Todas as ações decorrem das 9h30 às 13h30 e são gratuitas, mas de inscrição limitada e obrigatória.
A calendarização completa e respetivos formulários de inscrição encontram-se disponíveis no website da Via Algarviana, em www.viaalgarviana.org.

“Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” assenta numa estratégia regional de educação ambiental que abrange os municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, desenvolvendo ações de valorização nos territórios de baixa densidade que pretendem envolver os cidadãos, as escolas, o setor empresarial, decisores e técnicos de administração regional e local.

Este conjunto de ações pretende ter repercussão pelos restantes municípios parceiros da GR13 – Via Algarviana, fazendo parte dos seus contínuos objetivos de sensibilização e promoção do interior algarvio, dando a conhecer um “outro Algarve”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.