Viagem pelos sabores da pré-história

ouvir notícia

.

Quais os alimentos e de que forma eram cozinhados há cinco mil anos? Que aromas e sabores tinham as refeições dos primeiros homens que habitaram a região? A resposta a estas e outras questões vai ser dada na iniciativa “Uma Tarde na Pré-História”, uma recriação que vai ter lugar nos monumentos de Alcalar

O município de Portimão vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Património, Educação e Identidade”, com diversas iniciativas centradas no Museu de Portimão, no Centro de Interpretação de Alcalar e nas ruínas romanas da Abicada.

No dia 20 de abril, o convite é dirigido a toda a família, que poderá passar em Alcalar “Uma Tarde na Pré-História” e participar em mais esta recriação única, na qual os visitantes descobrirão e praticarão algumas das atividades que faziam parte do quotidiano daquele povoado há cinco mil anos.

- Publicidade -

Entre as 14h00 e as 18h30, os participantes terão oportunidade de testar a sua destreza de caçadores e experimentar os ateliers de olaria, moagem, música e construtores de monumentos, entre outros.

A partir das 18h30, o artista visual Jorge Rocha proporcionará uma performance de viagem pelos sabores da pré-história: cozinhando na paisagem, revelará quais os alimentos e de que forma eram confecionados, que aromas e sabores tinham as refeições da comunidade contemporânea dos monumentos de Alcalar, fazendo um cruzamento com os hábitos de consumo e comportamentos gastronómicos da nossa sociedade, numa intervenção em colaboração com a associação cultural Xerem, no âmbito do projeto PALATO: Arte, Gastronomia e Património.

Atenções voltadas para a Villa Romana da Abicada

Antes disso, o programa, realizado em parceria com Direção Regional de Cultura do Algarve, tem início esta quinta-feira (18), às 18h30, data em que se comemora a efeméride, com a conferência “Villa Romana da Abicada: Que Futuro?”, que terá lugar no auditório do Museu de Portimão e na qual serão abordados os seguintes temas: “Abicada: Intervenções anteriores e perspetivas” (Rui Parreira – Direção Regional da Cultura do Algarve), “Trabalhos arqueológicos recentes na Abicada” (Eduardo Porfírio – Palimpsesto) e “O Museu de Portimão enquanto parceiro na valorização da Abicada” (José Gameiro – diretor do Museu de Portimão).

Por fim, no dia 21 de abril, terá lugar um passeio à Villa Romana da Abicada, cujo ponto de encontro está marcado para as 9h30 no Clube Recreativo da Figueira, devendo as inscrições (limitadas a um máximo de 30 pessoas) ser feitas através do Museu de Portimão, pelo telefone 282 405 230 ou e-mail [email protected]).

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.