Viaturas de emergência VMER podem parar no Natal e passagem de ano

ouvir notícia

.

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a operar no distrito de Faro podem não estar em funcionamento na noite de 24 para 25 de dezembro e na passagem de ano, alertou o Bloco de Esquerda.

Em causa está o anúncio em baixar o valor hora, pago aos médicos que asseguram a tripulação das VMER, para valores que oscilam entre os quatro e os oito euros. Esta situação está a levar os médicos a abandonarem este serviço com a consequente paragem de viaturas do VMER nas noites de Natal e de passagem de ano.

Os deputados bloquistas Cecília Honório e João Semedo consideram “essencial” que o Governo garanta o funcionamento das três viaturas VMER a operar no distrito de Faro, sobretudo nas noites de Natal e passagem de ano, com o pessoal médico habilitado para as funções.

- Publicidade -

Para o Bloco de Esquerda “é premente garantir que estes cenários, de inoperacionalidade de VMER, não voltam a ocorrer, sendo urgente obter as devidas explicações junto do Concelho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA)”.

Para os deputados do Bloco “não é aceitável” que o Conselho de Administração do CHA decida unilateralmente baixar os salários dos trabalhadores e, por causa da má decisão do CHA, incompreensível que a população fique lesada, dado não haver qualquer garantia que qualquer uma das três viaturas VMER se encontre em funcionamento nas noites em causa.

“A inoperacionalidade de uma das VMER seria incompreensível em qualquer situação, mas é ainda mais inexplicável quando ocorre numa das épocas mais criticas para os serviços de saúde e numa das alturas em que o Algarve tem mais pessoas, uma vez que à população residente acrescem familiares e também todos os turistas que nesta época do ano procuram a região”, concluem.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. A sua equipa é constituída por um médico e um enfermeito e dispõe de equipamento de suporte avançado de vida. O distrito de Faro dispõe de três VMER (em Faro, Portimão e Albufeira), todos sob a alçada do recém-criado Centro Hospitalar do Algarve.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.