VICTOR MADEIRA

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

José Estevens, um visionário do poder local

 

“José Estevens é um homem de princípios e a sua acção política é marcada pela coerência e pela fidelidade às causas das pessoas que serve. Essa acção é valorizada pela sua sólida formação jurídica e também pelo rigor que põe na gestão da causa pública.
A sua sabedoria política provém também da permanente ligação aos princípios da social democracia, entendida na dupla vertente de serviço à democracia do quotidiano e à resolução dos problemas sociais dos seus munícipes.”
Arq. José Alberto Alegria
  

No mês em que cumpro um ano de colaboração com a Revista Algarve Mais na crónica “A linha do horizonte”, arriscando ser mal interpretado ou quiçá, acusado de  oportunismo político, vou escrever sobre alguém que conheço bem, e que participa do «grupo de pessoas com distinção intelectual e moral», como sabiamente nos lembra o grego aristokratia, na obra «O governo dos melhores».
Refiro-me a José Estevens, amigo leal, advogado devotado, político honesto, autarca empenhado e cidadão exemplar.  Depois de 18 anos ao serviço do magistério do ensino, alguns dos quais na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, onde leccionou as disciplinas de Direito, Política e Economia, exercendo simultaneamente a advocacia, exercício que encara como um acto de cidadania, na defesa intransigente dos direitos dos desprotegidos e dos mais fracos, este castro-marinense natural de Altura, abraçou aos 41 anos de idade um dos maiores desafios da sua vida: a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Castro Marim, início da sua entrada no mundo da política. 
Em 1997, o concelho definhava assustadoramente, a apatia tinha tomado conta dos castro-marinenses, mergulhados no conformismo e na ausência de esperança no futuro. Foi neste horizonte cinzento que o Partido Social Democrata fez  o convite a José Estevens para se candidatar à Autarquia. Quatro anos antes, o mesmo partido já o tinha convidado para liderar a lista à Assembleia Municipal,  convite por ele recusado.
Este era o momento certo para José Estevens trazer uma aura de esperança ao povo de Castro Marim. Com o slogan “Sim! por Castro Marim”,  uma equipa de mulheres e homens jovens e talentosos e um programa eleitoral que enfatizava o papel das pessoas no futuro de Castro Marim, e que afirmava “As nossas decisões observarão sempre os princípios da igualdade, imparcialidade, legalidade e justiça”, pôs fim a uma gestão socialista cristalizada, sem ideias sem projectos, que governava o concelho há 20 anos, e que ameaçava perigosamente eternizar-se no poder.  
Após uma vitória histórica do  Partido Social Democrata em Castro Marim, José Estevens, com o pragmatismo que lhe é peculiar e uma visão estratégica invulgar, lançou as bases de uma política reformista e ambiciosa para o concelho, cujos frutos estão à vista de todos.
Castro Marim tem hoje uma das melhores redes de estradas municipais do Algarve, de que é exemplo a estrada municipal Altura/Furnazinhas, em vias de conclusão.
Ao nível do saneamento básico, o concelho tem uma taxa de cobertura na ordem dos 80%, não obstante os elevados investimentos que continuam a ser feitos nesta área como é o caso da obra do Subsistema Central de Abastecimento de Água e Esgotos a 11 localidades das freguesias do interior, Azinhal e Odeleite, numa obra de 4,2 milhões de euros.
No sector da educação foram feitos progressos assinaláveis com a requalificação do parque escolar do 1.º ciclo e a construção do Centro Escolar de Altura, o que permite que os alunos tenham condições de aprendizagem ao nível das melhores do país.
Outra das marcas indeléveis dos mandatos de José Estevens à frente dos destinos de Castro Marim é a construção de equipamentos essenciais para atrair e fixar pessoas, como a Biblioteca Municipal, o Centro de Interpretação do Território, a Casa da Música e o Centro Multiusos do Azinhal.
Uma das políticas mais ambiciosas da equipa que lidera há 12 anos é a revitalização do património histórico, de que fazem parte a recuperação e requalificação do Forte de São Sebastião, do Revelim de Santo António, do Moinho das Pernadas, do Núcleo Museológico de Odeleite e, num futuro próximo, as obras da requalificação no castelo da Vila.
Em Castro Marim e no Algarve, os Dias Medievais, evento que existe desde 1998 graças ao temperamento pertinaz de José Estevens, são hoje uma referência incontornável no mapa cultural.
Em matéria de política de turismo é conhecido o empreendedorismo do seu executivo no apoio aos núcleos turísticos em desenvolvimento no concelho, mas também aos saberes tradicionais que muito contribuem para o reforço da identidade cultural desta terra.  
Ao nível das políticas sociais, é notória a intervenção do executivo de José Estevens, no apoio aos munícipes com mais  dificuldades financeiras, seja na recuperação de casas degradadas, na resolução dos problemas de saúde ligados à visão e à audição, seja no reforço de verbas às IPSS do concelho para construção de equipamentos inerentes à sua actividade.  
Em 2013, este visionário do poder local que está a transformar Castro Marim, rumo ao progresso, vai ter que vencer  um desafio ainda maior: assegurar que o projecto de modernida-de e sustentabilidade que lançou em 1998 possa ter continuidade e não seja amputado ou destruído por qualquer aventureiro político.   
Quanto ao seu futuro político, acredito que o Partido Social Democrata saberá potenciar este distinto militante e autarca de grande valor.
Obrigado José Estevens, por devolver o orgulho aos castro-marinenses!

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui está um comentário de um senhor politico-depêndente da vida socio-politica do sotavento algarvio que tem que garantir o seu salário ao fim do mês com estes comentários pouco importantes para a vida dificil que os portugueses estão a viver nestes dias.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.