Vigilância apertada e mais voluntários são para reforçar no próximo verão

ouvir notícia

Governo satisfeito com eficácia da Proteção Civil algarvia no combate aos incêndios florestais.

O secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco esteve em Faro e elogiou o trabalho realizado pelos agentes de proteção civil do Algarve durante o último verão. “Desde há vários anos que o Algarve apresenta resultados bastante positivos e penso que vale a pena refletirmos sobre as razões destes bons resultados, porque podem permitir tirar lições em relação a outros distritos”, referiu durante a reunião com o Centro de Coordenação Operacional Distrital de Faro e os Comandantes de Bombeiros da região.
Apesar de admitir que a nível nacional este foi um ano particularmente complicado em termos de incêndios florestais, Vasco Franco sublinhou que a área ardida não chegou aos resultados dramáticos registados em 2003 e 2005.
A evolução do dispositivo e a aplicação da nova estratégia baseada no ataque inicial são dois dos fatores que são apontados como decisivos nos resultados obtidos este ano.
A presença das Forças Armadas na vigilância florestal, sobretudo nas serras de Monchique e da Arrábida foi outro dos reforços que o secretário de Estado apontou como positivo e que deverá repetir-se em próximas épocas críticas. Relativamente a esta matéria, a Governadora Civil, Isilda Gomes, deixou um apelo para que em 2011 as Forças Armadas voltem a integrar as ações de vigilância florestal na região.
“Este é o resultado de uma grande operacionalidade, de um trabalho muito efetivo e de uma forte preocupação por parte de todos os agentes de Proteção Civil, em que as Câmaras Municipais são parceiros estratégicos muito importantes”, destacou a Governadora Civil.
A falta de mais vigilantes florestais e de voluntários nos Corpos de Bombeiros durante o verão, são questões que foram assumidas por Vasco Franco que espera poder dar um tom prioritário no plano de 2011.

Cinco milhões na calha para apetrechar corporações algarvias

- Publicidade -

Os agentes e responsáveis pela coordenação da Proteção Civil na região aguardam a aprovação de uma candidatura ao QREN que vai permitir reforçar o material de combate a incêndios florestais e urbanos. De acordo com as informações divulgadas, a aprovação da candidatura irá permitir que sejam disponibilizados cerca de cinco milhões de euros que serão investidos em 34 novas viaturas e outros equipamentos.
“Trata-se de uma candidatura que irá revolucionar a nossa disponibilidade em termos de meios para combater incêndios, sendo que o compromisso assumido por todas as autarquias da região, revela a responsabilização de todos os agentes de Proteção Civil nesta área”, explicou Isilda Gomes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.