Vila do Bispo e Aljezur de mãos dadas na valorização do património

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, e o presidente da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHAA), Vasco Marreiros, assinaram no passado dia 26 de janeiro, no salão nobre da autarquia, um “protocolo de cooperação para a investigação e valorização histórico-arqueológica e cultural” entre as duas entidades. O ato contou com a presença de José Marreiros, vice-presidente da ADPHAA.

“O protocolo visa formalizar uma relação que, na prática e efetivamente, tem vindo a unir as duas instituições e os seus técnicos numa frutuosa colaboração em torno da investigação histórico-arqueológica do território sudoeste, com resultados públicos e de verdadeiro alcance social”, informam os responsáveis.

Como exemplos concretos desta colaboração, as duas entidades destacam a troca de informação bibliográfica, o empréstimo de materiais expositivos para a exposição “A escola dos nossos pais”, que teve lugar no arquivo municipal de Vila do Bispo em 2014, a produção de um artigo sobre o forte de Nossa Senhora da Encarnação (Carrapateira), da autoria do técnico municipal Artur de Jesus, publicado na revista “Al-Rihana” nº 6, bem como a entrega de materiais arqueológicos à guarda da ADPHAA, mas provenientes do concelho de Vila do Bispo.

- Publicidade -

“Recorde-se que recentemente a ADPHAA entregou à câmara municipal quatro peças cerâmicas datadas do século XVII, recolhidas em redes de pesca ao largo do Cabo de São Vicente. Estas peças estiveram expostas no Centro de Interpretação de Vila do Bispo até dia 30 de janeiro”, adianta a autarquia vila-bispense.

No âmbito do protocolo e num futuro próximo, encontram-se previstas outras ações, designadamente o intercâmbio em passeios culturais, destinados às comunidades seniores, e a organização dos Encontros de Arqueologia, História e Estórias da Costa Vicentina.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. “Offshore algarvio terá furo em 2015”
    PARA QUANDO UM MOVIMENTO ALGARVIO SEM PARTIDOS(SE FOR MOVIMENTO DO PCP OU BE PODEM IR SOZINHOS….)CONTRA ESTE ROUBO DOS ESPANHOIS AOS ALGARVIOS?NÃO Á POLITICOS ALGARVIOS A DEFENDER O NOSSO TERRITORIO?ENTÃO VOTAMOS PARA QUÊ??

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.