Vila do Bispo mantém taxa mínima de IMI e devolve 5% do IRS em 2022

ouvir notícia

As propostas de manutenção do IMI no valor mínimo e a devolução da totalidade dos 5% do IRS aos munícipes, foram apresentadas, discutidas e votadas favoravelmente na reunião do executivo de 25 de novembro, aguardando agora a aprovação da Assembleia Municipal.

No que diz respeito ao Imposto Municipal sobre Imóveis, o município decidiu ainda manter o chamado IMI familiar, que permite baixar os valores pagos pelos agregados familiares, em função do número de dependentes a cargo. Famílias com um filho beneficiam de uma dedução de 20 euros; com dois dependentes, a redução é de 40 euros, e com três ou mais filhos, a redução é de 70 euros, sendo que este desconto é deduzido de forma automática no IMI, para famílias sinalizadas, através da declaração de IRS do ano anterior, com domicílio fiscal em prédio destinado a habitação própria e permanente no município.

Em 2022, a Câmara Municipal volta a abdicar da totalidade da receita de IRS a que tem direito (5%) a favor dos seus residentes, relativamente aos rendimentos do ano anterior, calculado sobre a respetiva coleta líquida. Esta decisão implica uma quebra das receitas municipais num valor aproximado de 200 mil euros. A medida aplica-se aos rendimentos de 2022 e terá efeitos na receita municipal do exercício de 2023.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.