Vila do Bispo: Unidade móvel de saúde chega aos utentes espalhados pelo concelho

ouvir notícia

.

Desde o verão de 2013 que a população disseminada pelo concelho de Vila do Bispo tem ao seu dispor uma unidade móvel de saúde (UMS), que presta cuidados de saúde a pessoas em situação de isolamento. A UMS dispõe de dois gabinetes para consultas e cuidados de enfermagem, equipamento médico e informático que permite a realização de vários exames.

Com esta unidade móvel de saúde, a equipa dos profissionais de enfermagem e outros profissionais do centro de saúde do Vila do Bispo chega de forma mais fácil aos utentes espalhados pelo concelho para poder efetuar a prevenção, vigilância da saúde e prestação de cuidados de saúde, sobretudo às pessoas mais idosas com dificuldade de se deslocarem à unidade de saúde.

No próximo mês de fevereiro, a unidade móvel de saúde passará a fazer atendimento na freguesia de Sagres, às terças-feiras, no sítio do Poço, entre as 9h30 e as 11h00, e na lota, entre as 11h30 e as 12h30, respetivamente.

- Publicidade -

O atendimento nas restantes localidades também será ajustado. Assim, a unidade móvel passará por Burgau às quintas-feiras, e em Vale de Boi e Hortas do Tabual também à quinta-feira, mas apenas de quinze em quinze dias.

Entre as diversas intervenções de enfermagem que podem ser realizadas nesta unidade móvel de saúde contam-se a monitorização da tensão arterial, glicemia capilar, tempo de protrombina (INR), perímetro abdominal, índice de massa corporal, tratamento de feridas e administração de terapêutica injetável.

A nível da promoção da saúde fez-se ainda aconselhamento a hipertensos, diabéticos e obesos, sobre fatores de risco e complicações.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.