Vila Real Sto António recebe Taça dos Campeões Europeus de Atletismo

ouvir notícia

O Sporting será o representante português e vai trazer a VRSA Francis Obikwelu, entre outros

Competição disputa-se sábado e domingo, com o Sporting como representante português. Organização garante que se trata da “melhor competição de pista” que se realiza este ano em Portugal

Domingos Viegas

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe este fim de semana a Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo, Grupo A, uma competição que vai reunir as melhores equipas do velho continente, em masculinos e femininos, entre as quais o Sporting, em representação o nosso país.

- Publicidade -

Este ano o evento foi organizado em tempo recorde, pois só há cerca de um mês é que a federação europeia contactou a organização portuguesa (Sporting e Associação de Atletismo do Algarve) para receber a competição.

“Normalmente, o calendário é definido no mês de outubro. Chegaram a ser colocadas várias hipóteses, mas o local para a realização do evento nunca esteve definido”, explicou Paulo Castro, presidente da Associação de Atletismo do Algarve.

“Há cerca de um mês fomos contactados pela federação europeia, posteriormente falámos com a câmara de Vila Real de Santo António que aceitou acolher a competição pela terceira vez”, revelou o dirigente.

Conceição Cabrita, vereadora da autarquia vila-realense frisou que a câmara de Vila Real de Santo António teve que fazer “um grande esforço” para apoiar este evento. “É com um grande esforço que apoiamos estes eventos, mas trata-se de uma competição que atrai muito público e esperamos que este ano não fuja à regra”, justificou a autarca, explicando ainda que a realização deste evento na cidade pombalina “é para deixar vincado, mais uma vez, que o complexo desportivo não é só para futebol”.

Além do Sporting, a competição masculina contará com a presença do Luch Moscovo (Rússia), Fiamme Gialle (Itália), Newham & Essex Beagles (Reino Unido), Playas de Castellon (Espanha), AK Kromeriz (República Checa), Spartak Dubnica (Eslováquia) e Sparta AM (Dinamarca).

Em femininos, participam Sporting (Portugal), Valencia Terra i Mar (Espanha), Luch Moscovo (Rússia), ES Esercito (Itália), Enka Spor Kulübü (Turquia) e Rotterdam Atletiek (Holanda).

Dificuldade em encontrar voos impedem duas equipas de participar
As checas do USK Praha e as britânicas do City of Manchester, que deveriam participar na competição feminina, não estarão presentes porque “não encontraram ligações aéreas para o Algarve”, explicou Paulo Castro.

“As equipas tiveram pouco tempo para preparar as viagens e até houve duas que tiveram que recorrer a aviões do exército dos seus países. Outras só encontraram voos para Lisboa, Sevilha ou Málaga, mas estarão presentes. No entanto, aquelas duas não conseguiram”, revelou o presidente da AAA.

Mesmo assim, a competição irá contar com cerca de 400 dos melhores atletas da atualidade que representam clubes europeus e “será a melhor competição de pista que se realiza este ano em Portugal”, garantiu Rui Costa, diretor desportivo da AAA.

O Sporting deverá participar com Francis Obikwelu e Naíde Gomes, entre outros. As provas disputam-se no sábado, a partir das 15h30, e no domingo, a partir das 16h00.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.