Vila Real de Sto. António foi fundada há 241 anos

ouvir notícia

O cortejo histórico e etnográfico é um dos pontos altos das celebrações

Vila Real de Santo António assinala, esta quarta-feira, dia 13 de maio, o 241.º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito ou contributos para o concelho.

As celebrações começaram no sábado, com a abertura da Feira Histórica, que estará na Praça Marquês de Pombal até ao final do dia de amanhã.

No âmbito do dia da cidade, o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes desenvolveu um programa especial que integra a exposição “Cartografia original da fundação de VRSA”, patente até ao dia 16 de maio.

- Publicidade -

A exposição dará a possibilidade de conhecer documentos originais com cerca de 240 anos e tem como objetivo preservar, valorizar e divulgar o património histórico da cidade enquanto um dos melhores exemplos da arquitetura iluminista.

Inserida nesta mostra, realiza-se esta terça-feira, às 18h00, uma palestra subordinada ao tema “O percurso dos documentos da fundação de VRSA: do século XVIII aos nossos dias”, com o historiador Hugo Cavaco e a arquivista Madalena Guerreiro, que falarão sobre o uso da cartografia para contar, ilustrar e documentar um acontecimento histórico.

Esta quarta-feira, 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a inauguração, na Avenida das Comunidades Portuguesas, às 9h30, do monumento em honra de Sérgio Batista, antigo comandante dos Bombeiros de VRSA.

Às 10h30, terá início a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de VRSA e entregues diplomas de mérito aos melhores alunos do concelho e aos funcionários com 25 anos de serviço.

Também na quarta-feira, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas da cidade e terminará na Praça Marquês de Pombal.

Ao serão, às 22h00, a Praça Marquês de Pombal recebe um espetáculo de fado com Nádia Catarro, Neusa Brito e Renato Nené.

A programação do dia da cidade encerra com uma projeção de Vídeo Mapping, no edifício da Alfândega (Avenida da República), entre as 22h00 e as 23h30, durante a qual serão feitas alusões à fundação e crescimento de Vila Real de Santo António, bem como aos seus locais e personalidades mais emblemáticos.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.