Vila Real Sto António: Comemorações do Dia da Cidade começam este sábado

ouvir notícia

.

A Feira Histórica abre amanhã, sábado, na Praça Marquês de Pombal. As comemorações prolongam-se até quarta-feira. A maioria das iniciativas decorre na terça-feira, 13 de maio, Dia da Fundação da Cidade

.

Vila Real de Santo António (VRSA) assinala, no próximo dia 13 de maio, terça-feira, o 240.º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene, durante a qual será inaugurado o Centro Médico Internacional.

- Publicidade -

Trata-se de uma estrutura “de excelência que trará para a cidade um conjunto de serviços médicos inovadores, desenvolvidos em parceria com os serviços de saúde cubanos”, explica a autarquia. O centro médico está integrado no Grupo Hospital Particular do Algarve e ficará localizado na nave do Complexo Desportivo de VRSA.

Além de oferecer um serviço de atendimento permanente, várias especialidades médicas e meios complementares de diagnóstico, o equipamento pretende afirmar-se como uma referência nacional e internacional para o estágio de equipas e atletas, inclusive com certificação pelo Centro de Preparação Olímpica e pela Federação Internacional de Atletismo.

Mas as celebrações da fundação de VRSA iniciam-se este sábado, dia 10, com a abertura da Feira Histórica, às 10h00, na Praça Marquês de Pombal. Até 13 de maio, entre as 10h00 e as 23h00, a Praça recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época.

Também no sábado, a principal sala de visitas da cidade recebe o Festival de Bandas Filarmónicas, com um espetáculo às 21h30. No dia seguinte, às 21h30, tem lugar a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha.

No dia 13 de maio (terça-feira), feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Pavilhão Multiusos (Complexo Desportivo), às 9h30.

Também durante a sessão solene será apresentado o programa de homenagens a António Rosa Mendes (ver caixa) e entregues diplomas aos funcionários com mais de 25 anos de serviço e aos alunos e atletas do concelho que mais se destacaram no ano letivo e desportivo anterior.

Pelas 12h00, será inaugurado o Centro Médico Internacional, na Nave Desportiva de VRSA, enquanto às 13h00 será atribuído o nome de António Rosa Mendes ao Arquivo Histórico Municipal.

Também no dia 13, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas da cidade e terminará na Praça Marquês de Pombal.

A programação do dia da cidade encerra às 21h30 com um espetáculo comemorativo da fundação de VRSA.

As celebrações terminam na quarta-feira, dia 14, às 18h00, no Arquivo Histórico Municipal, com a apresentação do livro “Os 500 anos da fundação de Arenilha”, de Fernando Pessanha.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.