Vila Real Sto António limpa matas para prevenir incêndios

ouvir notícia

A equipa de cinco sapadores florestais continuará os trabalhos de limpeza na mata até ao dia 15 de março

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Autoridade Florestal Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, estam já a desenvolver trabalho de campo na mata de VRSA e Monte Gordo, com o objectivo de preparar o terreno para o tempo quente que se avizinha.

Até ao próximo dia 15 de maio, uma equipa constituída por cinco sapadores, encontra-se a efectuar a limpeza (silvicultura preventiva) na mata, entre Vila Real de Santo António e Monte Gordo. O objetivo é a prevenção de incêndios florestais, com a criação de faixas de protecção aos aglomerados urbanos, rede viária e estradões interiores da floresta.

Estes sapadores frequentaram previamente uma formação de 200 horas, no contexto do programa de Sapadores Florestais, que tem a duração total de 5 anos e prevê 800 horas de formação. Esta acção surge no seguimento do projecto do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), através do Fundo Florestal Permanente, que está a trabalhar na constituição de novas equipas de Sapadores Florestais.

- Publicidade -

De acordo com a autarquia, “o reforço no dispositivo de prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais no município, através do desempenho da equipa de sapadores florestais, constitui um objectivo primordial para o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município Vila-realense”.

As equipas de sapadores florestais são constituídas por cinco trabalhadores especializados no exercício de actividades de silvicultura preventiva, nomeadamente sensibilização, roça de matos e limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras estruturas e na vigilância e apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.