Vinte por cento dos alunos com horários incompletos são do Algarve

A região tem 5% do total de alunos a nível nacional, mas perto de 20% dos alunos portugueses sem aulas

ouvir notícia

Dos 30 mil alunos dos ensinos básico e secundário ainda sem horários completos a nível nacional, cinco mil estão em escolas algarvias, denunciou o PSD/Algarve.

“Já na reta final do ano letivo, pasme-se, ainda há perto de 30 mil alunos sem horários completos, isto é, com pelo menos uma disciplina sem aulas desde o princípio do ano”, enunciam os sociais-democratas sobre a realidade nacional.  

Destes 30 mil, cerca de 5 mil situam-se no Algarve, precisa o PSD, salientando que a região tem 5% do total de alunos a nível nacional, mas perto de 20% dos alunos portugueses sem aulas, perfazendo, como foi revelado publicamente, 428 turmas com horários incompletos.

- Publicidade -

Segundo Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, “para estes alunos não há igualdade de oportunidades, nem se garantem aprendizagens essenciais para o seu futuro.  Este assunto não é novo, porém, agudiza-se de ano para ano. Uma errada política de formação de docentes que não promoveu a substituição geracional; as más condições da carreira e a rejeição do mérito como critério de progressão na carreira e de valorização da docência; o abandono a que estão sujeitas zonas do país com custo de vida mais elevado ou mais periféricas; e um absurdo modelo de colocação de professores que prejudica a vida de professores e alunos.”

O PSD Algarve assinala que a ausência de medidas tem agravado o problema e que ele é mais expressivo na região, até por força dos custos de habitação que são incomportáveis para muitos docentes.

“A questão da fixação de profissionais qualificados é uma das doenças da região, a qual sofre de inflação turística, mas não beneficia de políticas públicas desenhadas para tratar aspetos centrais da região”, conclui.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.