VRSA: Autarcas e capitão do porto visitam zonas afetadas pelo temporal

ouvir notícia

.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, e o Capitão do Porto de VRSA, Pedro Palma, efetuaram, esta terça-feira, uma visita de trabalho aos locais da faixa costeira do concelho mais afetados pela tempestade que, na última semana, atingiu o litoral algarvio.

Os dois responsáveis já se reuniram com a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) para avaliar os efeitos da tempestade ‘Emma’ no molhe da barra do Rio Guadiana, em VRSA, tendo ficado acertada a sua reconstrução, por parte da DGRM, durante as próximas semanas.

Além da avaliação ao estado de conservação do pontão de VRSA, durante a visita de reconhecimento à faixa litoral foi averiguado o impacto das intempéries sob o passadiço de Monte Gordo e sob a barra de Cacela Velha.

- Publicidade -

“Não há pessoas ou bens em risco. A ação das marés não afetou o passadiço de Monte Gordo, não afetou qualquer estrutura da praia, nem o processo de requalificação em curso na frente-mar”, garantiu Conceição Cabrita.

A autarca explicou ainda que o avanço do mar junto à barra de Cacela Velha está a ser analisada: “Pela observação que fizemos no terreno, não há situações de perigo iminente, mas já solicitamos uma reunião urgente à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para avaliar o efeito das marés junto à muralha do forte”.

De acordo com o capitão do porto de VRSA, Pedro Palma, houve “uma deriva de areias ao longo de toda a costa. Porém, e uma vez que ainda estamos distantes do início da época balnear, a natureza irá encarregar-se de repor as areias, permitindo que o próximo Verão decorra com segurança e sem impactos para o turismo”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.