VRSA celebra elevação a cidade com sessão online e apresentação de site

ouvir notícia

Vila Real de Santo António assinala esta quinta-feira, juntamente com os municípios do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo, o 33º aniversário da sua elevação a cidade, recordou hoje o município, que vai co-apresentar um site dos três municípios.

Em virtude da situação de pandemia, em 2021 as comemorações irão exclusivamente decorrer em formato digital, através de um webinar que contará com a participação dos autarcas das 4 cidades geminadas, assim como de elementos da comunidade escolar envolvida no projeto «À Descoberta das 4 Cidades».

Durante a transmissão, que será partilhada na página Facebook de cada um dos municípios, será apresentado o site das 4 cidades, assim como o jogo online em formato quiz “Usos da Água, Ontem e Hoje”.

- Publicidade -

Em 1988 (11 de março), as então vilas de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidades. Este ato foi testemunhado por muitos fundanenses, marinhenses, montemorenses e vila-realenses na Assembleia da República.

A partir desta data, e através de uma geminação então criada, estas localidades passaram a denominar-se «cidades irmãs» e o dia 11 de março ficou a ser comemorado, até hoje, como o dia de aniversário «das 4 cidades irmãs».

Anualmente, e de uma forma rotativa, esta efeméride tem sido celebrada em cada um dos concelhos (este ano, contudo, em função da situação de pandemia de Covid-19, a tradição teve de ser suspensa).

Mais tarde, em 1994, nasceu o projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, uma iniciativa interescolar que pretende dar a oportunidade a todas as crianças do 1º ciclo de conhecer estas cidades geograficamente, gastronomicamente e culturalmente tão diferentes. O símbolo do caracol é o elemento comum aos estudantes dos 4 municípios.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.