VRSA define estratégia de apoio à população sem-abrigo

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou esta semana um protocolo com várias entidades com o objetivo de implementar a Estratégia Nacional para a

Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 no concelho, anunciou a autarquia.

Este protocolo tem por objetivo a criação e a implementação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Vila Real Santo António, cuja constituição já foi aprovada, e a “definição dos compromissos a assegurar pelas entidades parceiras na promoção da autonomia e do exercício pleno da cidadania da população em situação de sem-abrigo”, segundo o comunicado.

- Publicidade -

O NPISA de Vila Real Santo António vai ter âmbito concelhio e será coordenado pelo município por um período de dois anos.

O modelo de intervenção prevê uma abordagem “centrada na pessoa como um todo e no seu contexto de vida, estabelece um acompanhamento de proximidade e procura a qualificação e a rentabilização de recursos humanos e financeiros, evitando a duplicação de respostas”.

O NPISA irá proceder também à realização do diagnóstico local acerca do fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, além de identificar e mobilizar os recursos que forem necessários para criar um plano de ação e apoio.

Outro dos objetivos é a promoção de ações de sensibilização e educação da comunidade para as questões da prevenção e inserção da população sem-abrigo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.