VRSA entrega maior prémio literário de ensaio histórico do país

ouvir notícia

Marco Sousa
Daniel Giebels
Daniel Giebels

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entregou, esta quinta-feira, o “Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes”, no valor de 10 mil euros, com o objetivo de promover a investigação e a literatura sobre história no nosso país.

Daniel Norte Giebels, autor do trabalho “D. João de Melo e Castro”, e Marco Sousa Santos, autor da obra “A representação da honra feminina no Algarve na Época Moderna: o recolhimento de S. João Baptista de Tavira”, foram os vencedores desta primeira edição do prémio, que será repartido pelos dois concorrentes.

Este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da academia algarvia ao ilustre vila-realense António Rosa Mendes, falecido em 2013, destinou-se a galardoar o melhor ensaio histórico inédito na modalidade, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

- Publicidade -

A escolha da data de 21 de maio para a entrega do prémio foi propositada, já que neste dia António Rosa Mendes completaria 61 anos.

Ainda no âmbito desta primeira edição, o júri deliberou atribuir menções honrosas às obras “Idade moderna: (Des)concerto do Mundo”, de Leonor Taborda, e “Um ensaio sobre a virtude”, de Alexandre Honrado.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, “este concurso, inédito no país, honra o nome e o legado de António Rosa Mendes e faz do município uma referência nacional ao nível do impulsionamento da cultura e da investigação histórica”.

Do painel de jurados fizeram parte os professores Joaquim Romero de Magalhães (Universidade de Coimbra), José Esteves Pereira (Universidade Nova de Lisboa), José Eduardo Horta Correia (Universidade do Algarve), Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve) e o arquiteto José Carlos Barros (Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António).

Natural de VRSA, António Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Foi, durante a sua vida, reconhecido publicamente como um homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com caráter, princípios e coragem cívica, tendo as raízes algarvias marcado toda a sua intervenção académica, social e política.

Para homenagear este eminente vulto da cultura algarvia, a autarquia de VRSA irá também editar duas obras literárias sobre a vida e obra de António Rosa Mendes: uma primeira denominada “Subsídios para a Monografia de António Rosa Mendes” e uma segunda denominada “Biografia de António Rosa Mendes”.

(Mais desenvolvimento na edição impressa do Jornal do Algarve da próxima quinta-feira)

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.