“Marés Travessas”: Novo livro de José Cruz mistura ficção com realidade

ouvir notícia

José Cruz, ao centro, com a professora Helena Araújo e com o arquiteto José Carlos Barros

Trata-se do primeiro livro de contos do autor. Antes já tinha lançado um romance e duas obras de poesia

Chama-se “Marés Travessas”, inclui onze contos que falam sobre os mais variados temas e é o novo livro do jornalista e escritor vila-realense José Estêvão Cruz. A apresentação decorreu na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, perante uma plateia composta por mais de meia centena de pessoas.

“Raramente a apresentação de um livro, em Lisboa, de um autor mais comercial tem tanta gente como a que está aqui”, frisou o arquiteto e escritor José Carlos Barros, atual presidente da Assembleia Municipal de VRSA e um dos oradores convidados para a apresentação da obra.

- Publicidade -

“Marés Travessas” é um livro onde a ficção se mistura com a realidade, uma obra recheada de humor, que aborda temas tão diversos como o quotidiano passado e presente da cidade de Vila Real de Santo António, o rio Guadiana, a fronteira, os espanhóis, as profissões, mas também temas mais sérios como a violência doméstica ou os direitos dos trabalhadores.

“Foram contos escritos ao longo da minha vida. Fui lendo e aperfeiçoando até julgar que estavam maduros para o público”, explicou o autor. Um dos contos chegou mesmo a ser premiado num concurso literário organizado pelo antigo Diário Popular, na década de 1960. “Naquela altura deram-me um prémio de 200 escudos [cerca de 1 euros]”, recordou José Cruz.

Helena Araújo, professora de Português no ensino secundário e outra das convidadas pala falar sobre a obra, considerou que estes contos “representam telas pintadas com palavras” e que “têm todos os ingredientes necessários para um livro repleto de sabores.”

“Todos os contos terminam com uma mensagem singular. Representam a metáfora da própria vida, com os seus momentos altos e baixos”, acrescentou a docente, destacando ainda o humor que está presente em praticamente todo o livro. “Já o li várias vezes. Ri muitas vezes, mas três delas a bom rir”, revelou.

Aliás, também José Carlos Barros destacou, na sua intervenção, a questão do humor neste livro de José Cruz: “É um livro em que o picaresco, o espirituoso e a ideia de nos puxar para o riso é quase permanente. Quase todos os contos têm um final surpreendente e acabam por nos fazer sorrir, mesmo quando os temas são mais sérios.”

“Marés Travessas” é a quarta obra de José Cruz, mas a primeira de contos. Em 1996 publicou o romance “Sol e Sal”, uma edição da Viprensa. Seguiu-se “Neurónios Flutuantes”, um livro de poesia editado pela Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António e pela Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve (AJEA). O seu segundo livro de poesia, “Brumas de Barra”, foi publicado em 2011. Este último e “Marés Travessas” são edições de autor, que contaram com o apoio da Editora Guadiana.

Domingos Viegas

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.