VRSA: Livro de Martins Coelho relembra a luta pela democracia

ouvir notícia

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas irá ser palco da apresentação do livro “Para memória – para que não fiquem esquecidos os Vilarealenses que lutaram pela democracia que hoje desfrutamos”, do autor Martins Coelho, no dia 29 de novembro, pelas 18 horas, da Editora Guadiana.

Neste livro, o autor fala-nos do período da ditadura Salazarista, a forma como a população de Vila Real de Santo António lutou, fazendo greves, paralisações e diversas ações políticas, apesar da repressão existente. Era uma população, essencialmente fabril e piscatória que se revoltava contra um regime fascista.

Num período em que a vizinha Espanha estava em plena guerra civil, em Portugal existia a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), não havia liberdade de imprensa, os Vilarrealenses que aspiravam a uma sociedade democrática acabavam presos nas prisões da polícia secreta, detidos para interrogatório, agredidos e torturados.

- Publicidade -

O autor relembra este período da história de Portugal, onde um regime fascista retirou a liberdade da população, reaviva a memória de todos para que nunca se esqueçam do caminho percorrido até chegar ao regime democrático.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.