VRSA: Maior presépio do país vandalizado na noite de Natal

ouvir notícia

Aquele que é considerado o maior presépio do país, exposto no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António e que este ano atingiu a fasquia das 5 mil figuras, foi vandalizado na noite de Natal.
Os vândalos roubaram o dinheiro que as pessoas oferecem ao presépio e provocaram alguns danos na estrutura, segundo declarações públicas dos seus principais obreiros, Augusto Rosa e Teresa Marques, que disseram haver suspeitos. Foi, entretanto, apresentada queixa na PSP.
O presépio reabriu ao público no final da manhã de hoje, após ter sido sujeito a obras de reparação.
O presépio que já vai na sua 17ª edição, ocupa uma área de 230 metros quadrados e tem 40 toneladas de material, entre as quais 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços.
Como novidades, a estrutura apresenta algumas peças evocativas de elementos da região, nomeadamente as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as tradicionais noras da região do Algarve, assim como outros monumentos locais.
A vertente ecológica também não foi esquecida, já que a maior parte dos materiais são naturais ou foram reaproveitados, com destaque para a cortiça e o musgo. Por outro lado, foram implementados, em muitas das peças, sistemas de iluminação led.
O presépio pode ser visitado até 6 de janeiro, diariamente das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. A entrada tem o valor de 0,50 euros.
No ano passado, foram registados mais de 35 mil visitantes, número que deverá voltar a ser ultrapassado este ano.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.