VRSA melhora aprendizagem e condições dos alunos do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Pires, deram as boas vindas aos alunos

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António implementou um conjunto de medidas para melhorar as condições de aprendizagem e a promoção do sucesso educativo dos alunos do concelho, anunciou a autarquia.

Em cumprimento da legislação em vigor e ultrapassando as suas competências, o município assegurou a aquisição de material de desgaste para todas as salas de ensino pré-escolar e 1.º ciclo, até ao valor aproximado de 100 euros por sala, que será entregue durante este mês.

Já no ensino pré-escolar público do concelho, todos os alunos podem agora usufruir do prolongamento de horário gratuito até às 17:30, disponibilizando ainda técnicos especializados para apoiar a educadora no desenvolvimento de atividades de expressão física, musical e tecnologias da informação e comunicação.

- Publicidade -

O município assegurou também as atividades de enriquecimento curricular nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito da descentralização de competências.

Em relação aos transportes, a autarquia comparticipa os passes escolares a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário “que reúnam as condições estipuladas no Regulamento de Transportes Escolares Municipal”, segundo o comunicado.

Os passes são gratuitos para todos os estudantes do ensino básico e alunos com o 1.º escalão do ensino secundário, enquanto no 2.º escalão são comparticipados em 75% para alunos do ensino secundário e os restantes comparticipados em 50%.

Diariamente são realizados gratuitamente vários circuitos especiais com as viaturas municipais “para dar resposta aos alunos do ensino básico que residam em zonas rurais e de difícil acesso aos circuitos de transporte coletivo”.

Já os alunos que frequentem escolas que não disponham de refeitório, são transportados com todas as regras de segurança e acompanhados por assistentes técnicos e operacionais para um refeitório noutro estabelecimento de ensino.

Mediante a disponibilidade do município, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai ceder transporte aos agrupamentos de escolas para a realização de visitas de estudo ou projetos definidos no plano anual de atividades.

O município disponibiliza ainda um conjunto de propostas de atividades dirigidas a todos os níveis de ensino.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, e a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Pires, deram as boas vindas aos alunos no arranque do novo ano letivo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.