VRSA melhora eficiência dos sistemas de rega e reduz perdas de água

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a “Monitorização e Controlo Ativo de Perdas” e “Adoção de Sistemas de Rega Urbana Inteligentes e Eficientes”, anunciou a autarquia.

Este programa está integrado na candidatura feita pelo município para a instalação de sistemas de rega inteligentes e eficientes em espaços verdes do concelho de Vila Real de Santo António, com uma comparticipação atribuída de 50 mil euros.

O protocolo, com validade de um ano, foi assinado pelo vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, José Pimenta Machado da Silva e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Romão, numa cerimónia que decorreu no Grande Auditório da Universidade do Algarve.

- Publicidade -

Esta cerimónia estava inserida na sessão pública de apresentação do Plano Regional de Eficiência Hídrica (PREH) do Algarve e tem como objetivo principal “a monitorização e controlo ativo de perdas e a adoção de sistemas de rega urbana inteligentes e eficientes na região”, segundo o comunicado.

“O programa constitui um contributo importante, uma vez que permite o controlo remoto do sistema de abastecimento de água, a identificação precoce de fugas/anomalias bem como a programação e adequação nos meses de chuva”, referiu o vice-presidente vilarealense em comunicado.

Com este programa, o objetivo é “supervisionar as pressões no sistema de abastecimento e implementar uma estratégia de controlo ativo de perdas de água, recorrendo à setorização e monitorização da rede de distribuição e a inspeções regulares para a deteção e localização de roturas”.

O município irá obter assim uma poupança nos consumos de água e ganhos ambientais, além de ver reduzida a fatura de água relativamente à rega dos espaços verdes do concelho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.