VRSA: Passeio noturno revive antigas lendas em Santa Rita

.
.

Personagens noturnas das lendas e contos da tradição oral portuguesa vão estar em destaque este sábado à noite (a partir das 21h00), na localidade de Santa Rita, concelho de Vila Real de Santo António, pela mão da contadora Inês Mestrinho.

Bruxas, lobisomens, mouras, almas do outro mundo povoam o imaginário dos medos noturnos das populações rurais. Estórias e lendas registam encontros fugazes de homens e mulheres com estes seres em determinados dias, horas e lugares.

Acontecem usualmente em espaços exteriores à aldeia, conotados com a natureza e o perigo (penedos, fontes, poços, encruzilhadas, alfarrobeiras escuras). É também em horas abertas, normalmente próximo de meia-noite, que as bruxas e os lobisomens se transformam em animais, e que as mouras saem das entranhas da terra e se deixam descobrir.

.
.

Nas zonas rurais mais isoladas, onde as noites são ainda escuras como o breu, alguns destes seres encontram refúgio, permanecendo vivos nas estórias e lendas contadas de boca em boca.

Os percursos incluído no ciclo “Passos Contados” realizam-se aos sábados e domingos, entre abril e outubro. Os pontos de encontro são em Santa Rita, no Centro de Interpretação e Investigação do Património de Cacela (antiga escola primária), ou em Vila Real de Santo António, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos, os participantes deverão levar merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos devem levar roupa quente, calçado confortável e lanterna.

.

.

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar

Comentar

>
Tamanho da Fonte
Contraste