VRSA: “Passos Contados” revela lendas ligadas à água

.

O ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem, “Passos Contados”, está de regresso ao concelho de Vila Real de Santo António. A próxima iniciativa decorre no próximo sábado, 25 de agosto, com ponto de encontro marcado em Santa Rita, às 21h00.

O tema deste passeio pedestre de interpretação da paisagem, organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, é “A água nos contos e lendas da nossa tradição oral”, com a contadora Adelaide Fonseca.

“A associação de propriedades mágicas e seres maravilhosos a fontes, poços, ribeiras ou lagos é comum na tradição oral portuguesa, testemunhando antiquíssimos cultos e crenças e ligados à água”, frisam os promotores dos “Passeios Contados”, lembrando que “também é antiga a ligação de aparições de santas e Nossas Senhoras em locais relacionados com a água”. “Veja-se, em Santa Rita, a lenda da primeira aparição da Santa na antiga fonte, hoje santuário”, referem.

Estes percursos de interpretação da paisagem realizam-se aos sábados e domingos, entre abril e outubro.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, situado na antiga escola primária de Santa Rita.

O valor de inscrição é de três euros.

JA

Advertisements
Advertisements
Tamanho da Fonte
Contraste