VRSA: Prémio Nacional António Rosa Mendes será entregue na próxima quinta-feira

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António entrega, na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, às 18h00, o “Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes”, no valor de 10 mil euros, com o objetivo de “promover, de forma contínua, a investigação e a literatura sobre história no nosso país”.

Este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da Universidade do Algarve ao ilustre vila-realense António Rosa Mendes, falecido em 2013, destina-se a galardoar o melhor trabalho inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.

O prémio deste concurso nacional, de caráter bienal, no valor pecuniário de 10 mil euros, transforma-o num dos maiores do país, havendo a possibilidade de a obra vir a ser editada.

- Publicidade -

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, este concurso “honra o nome e a obra de Rosa Mendes e faz do município uma referência ao nível da cultura, da investigação histórica e da promoção do património”.

Para efeitos de atribuição de prémio, o júri foi constituído por cinco personalidades convidadas pelo Município de Vila Real de Santo António.

Do painel de jurados fazem parte Joaquim Romero de Magalhães (Universidade de Coimbra), Esteves Pereira (Universidade Nova de Lisboa), José Eduardo Horta Correia (Universidade do Algarve), Luís Filipe Oliveira (Universidade do Algarve) e José Carlos Barros (Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António).

Natural de VRSA, António Rosa Mendes foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.

Foi, durante a sua vida, reconhecido publicamente como um homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com caráter, princípios e coragem cívica, tendo as raízes algarvias marcado toda a sua intervenção académica, social e política.

Para homenagear este eminente vulto da cultura algarvia, a autarquia de VRSA irá também editar duas obras literárias sobre a vida e obra de António Rosa Mendes: uma primeira denominada “Subsídios para a Monografia de António Rosa Mendes” e uma segunda denominada “Biografia de António Rosa Mendes”.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.