VRSA quer saber se a população está satisfeita com a limpeza urbana

ouvir notícia

A Câmara está a distribuir um inquérito à população e garante que vai ter em conta a opinião dos munícipes

Está contente com a limpeza da sua rua? Precisa de mais papeleiras à porta de casa? Estas são algumas das questões que integram um inquérito que está a ser distribuído à população pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) para avaliar qual o grau de satisfação dos munícipes relativamente aos serviços de limpeza urbana.

A consulta pública será feita em Vila Real de Santo António e Monte Gordo e os inquéritos serão depositados nas caixas postais dos moradores. “Os comerciantes, considerados os principais utilizadores do espaço público, também serão ouvidos, tornando-os parte integrante das soluções que vierem a ser implementadas”, explica a autarquia.

O prazo de resposta ao questionário decorre até ao dia 31 de agosto. Uma vez preenchido, os munícipes deverão enviar o impresso no envelope RSF (já selado) que será fornecido em anexo.

- Publicidade -

“Todas as opiniões recolhidas serão alvo de tratamento por parte da SGU, que se comprometerá a dar resposta e a encontrar soluções para os problemas diagnosticados”, garantem os responsáveis da autarquia, acrescentando que o balanço dos inquéritos será dado a conhecer na segunda quinzena de setembro e divulgado através dos canais de comunicação da autarquia.

“Com base nos resultados obtidos, a SGU poderá reorganizar as equipas de funcionários presentes nas ruas ou reforçar a limpeza nos locais que eventualmente vierem a ser assinalados”, explica a Câmara Municipal de VRSA.

A escolha de agosto para a realização do inquérito foi propositada, uma vez que este é o mês em que o concelho é visitado por um maior número de pessoas e onde as exigências colocadas aos serviços de limpeza urbana são maiores.

A iniciativa pretende igualmente dar a conhecer à população quais os serviços contratualizados com a SGU, no âmbito da limpeza urbana, e informá-la sobre os veículos mais rápidos para a apresentação de reclamações ou sugestões para a sua área de residência.

Para melhor segmentar as opiniões recolhidas, o questionário será dividido em quatro questões centrais: duas reportam-se à limpeza urbana propriamente dita e outras duas irão incidir sobre o valor do imposto afecto a esta actividade.

A Câmara Municipal de VRSA diz que a medida “será para repetir periodicamente e baseia-se na filosofia do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP)” e explica que “ao optar pela auscultação dos munícipes, a autarquia pretende envolver a população no processo de avaliação individual do desempenho de cada funcionário e fomentar as práticas de participação pública”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.