VRSA: Situação controlada apesar do aumento de infetados

ouvir notícia

O concelho de Vila Real de Santo António tem, segundo apurou o JORNAL do ALGARVE junto da autarquia, um total 21 casos ativos e 113 pessoas em isolamento profilático, mas a situação está controlada, adiantaram as autoridades.

Os casos estão distribuídos pelas três freguesias, 14 deles em Vila Real de Santo António, 6 em Monte Gordo e 1 em Vila Nova de Cacela.

Maior parte das pessoas em isolamento já tiveram resultados negativos mas, por segurança, continuam a cumprir a quarentena nas suas habitações.

- Publicidade -

Devido a estes novos casos, a delegada de Saúde de Vila Real de Santo António, Halyna Karuna, suspendeu as visitas a lares de idosos e unidades de cuidados continuados no concelho, afirmando, no entanto, que “não pode precisar os números de covid-19 no concelho”, por ser uma situação muito dinâmica, sublinhando, apenas, que “a situação está controlada”. 

As pessoas que estão em isolamento profilático têm recebido visitas e chamadas telefónicas diárias da Guarda Nacional Republicana, que se certifica se estão a fazer quarentena, apresentando-se à janela.  

“Estes recentes casos são diferentes dos últimos surtos”, referiu a delegada ao JA.  Entre segunda e quarta-feira têm aparecido novos casos de covid-19 no concelho, sem ligação aos que surgiram no início do mês e “todos os contactos têm sido feitos, com determinação para isolamento e orientação para esperar pela realização de teste”. 

Segundo revelou Halyna Karuna, uma das pessoas que está infetada, “provavelmente poderá ter sido contagiada numa viajem de comboio”. 

Nos últimos dias, os autarcas, proteção civil e delegados de Saúde de Vila Real de Santo António e Castro Marim têm-se reunido “para aplicarem medidas articuladas para limitação do contágio, em funerais, lojas, clubes desportivos e vias públicas”.  

No entanto, nas redes socias circulam informações que não correspondem à verdade e que “estão a causar confusão” na comunidade. “Estão a confundir os casos ativos com as pessoas em isolamento”, sublinhou a delegada de Saúde de Vila Real de Santo António. Convém perceber que nem todas as pessoas em isolamento estão infetadas.

Halyna Karuna referiu, ainda, a necessidade da população cumprir o distanciamento social, a utilização de máscara, higienização das mãos, bem como evitar festas de aniversário e/ou outras com pessoas que não fazem parte do agregado familiar ou da mesma habitação. 

Em março, no início da pandemia, a equipa de Saúde Pública de Vila Real de Santo António implementou várias medidas no concelho, através de contacto de proximidade com várias entidades, instituições, lares de idosos, centros de dia, unidade de cuidados continuados, escolas, igrejas e em supermercados de maior dimensão, que aplicaram novas regras sanitárias e sinalética que preveniram o contágio na população. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.