Xico Andebol vence Taça de Portugal

ouvir notícia

O Xico Andebol conquistou hoje a Taça de Portugal de andebol masculino, ao bater na final o Sporting, por 27-24, em jogo disputado no pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira.

Numa partida marcada pelo trabalho negativo da dupla de arbitragem na decisão das exclusões de dois minutos, com prejuízo para o Sporting durante o primeiro período, a vitória acaba por premiar a equipa que cometeu menos erros defensivos e atacantes na ponta final do encontro.

Durante o encontro que opôs o Xico Andebol, quarto classificado no Grupo B ao Sporting, sexto, no Grupo A do campeonato nacional, registaram-se 14 exclusões de dois minutos, oito para a equipa vimaranense e seis para a turma de Alvalade.

- Publicidade -

A equipa leonina começou em desvantagem, deu a volta ao marcador e, aos 15 minutos, liderava o marcador com uma vantagem de dois golos (7-5), mas, a partir daqui, seis exclusões de dois minutos, forçadas pela dupla de arbitragem, permitiram que o Xico virasse o marcador a seu favor.

Durante este período, o Sporting foi incapaz de controlar o nervosismo, tendo o Xico Andebol aproveitado o “descontrolo” leonino, atingido o intervalo com três tentos de diferença (15-12).

Depois do descanso a dupla de arbitragem mostrou-se mais coerente na avaliação das exclusões.

Contudo, o Sporting continuava a acumular erros defensivos, deixando que o Xico Andebol alcançasse, aos 12 minutos, a maior diferença de golos no jogo (21-15), com uma eficácia de 43 por cento na finalização.

A partir desse momento, os “leões” corrigiram os erros defensivos e conseguiram um parcial de 6-0, em nove minutos, igualando a partida (21-21) e relançando o jogo e a discussão do título.

A partida acabaria por ficar decidida nos minutos finais, período no qual o Xico Andebol mostrou maior serenidade e eficácia na concretização, com os leões a desperdiçarem oportunidades atrás de oportunidades em lances de contra ataque.

Jogo no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira.

JPC.

Ao abrigo do Acordo Ortográfico

JA/Lusa

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.