Zelensky demitiu embaixadora da Ucrânia em Portugal

Foi publicada em decreto presidencial e justifica-se pelas "ações ineficazes" dos embaixadores, segundo o periódico

ouvir notícia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou um decreto que demite a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, avança o Kyiv Independent.

O presidente ucraniano demitiu também outros quatro embaixadores, na Geórgia, Eslováquia, Irão e Líbano. A decisão, avançada pelo jornal ucraniano “The Kyiv Independent”, foi publicada em decreto presidencial e justifica-se pelas “ações ineficazes” dos embaixadores, segundo o periódico.

Inna Ohnivets diz ter sido avisada da decisão dois dias antes de ter sido publicado o despacho da demissão, durante um contacto com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país. “Sobre esta decisão, posso dizer que é uma rotação agendada”, afirmou em declarações à SIC Notícias.

- Publicidade -

O decreto que afasta a embaixadora foi publicado esta sexta-feira na página da Presidência ucraniana. “Demitir Inna Vasylivna do cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia junto da República Portuguesa”, lê-se na nota.

Os três embaixadores foram nomeados durante o mandato do ex-Presidente, Petro Poroshenko, nota o Kyiv Independent. Questionada sobre se um dos motivos da demissão pode ter sido o facto de ter sido nomeada pelo antecessor de Zelensky, na SIC Notícias, ​Inna Ohnivets recusou comentar.

Ohnivets era embaixadora em Portugal desde outubro de 2015.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.