Santos Populares vêm à rua para animar cidades, vilas e aldeias

ouvir notícia

São vários os municípios no Algarve, onde os santos populares serão celebrados, entre marchas, arraiais e concertos durante todo o mês de junho. No Dia de Santo António, São João e São Pedro, ao clima de festa junta-se a gastronomia, com a típica sardinhada.  

Albufeira

No mês de junho, Albufeira abre portas às marchas populares e arraias, no Largo de Ferreiras, a partir das 19h00.

- Publicidade -

Esta sexta-feira, pelas 19h00, haverá muita música, sardinhada e bailarico. As Marchas de Paderne e o grupo Ritmos do Sul, também se aliam a esta celebração popular.

No dia 15 de junho, há seis marchas para animar a noite: Amigos da Pedreira, Armação de Pêra, Mexilhoeira, Paderne, Tunes e JI de Ferreiras. No final, a animação fica por conta dos Sons Latinos.

No Dia de São João (22), as marchas de Lagos, do Museu São Brás de Alportel, Bordeirense e de Ervidel, desfilam neste largo. Pela noite, Marco António vai atuar para animar o público.

No dia 29 de junho é a vez das marchas, Glória ou Morte Portimonense, Odiáxere, Centro Republicano Instrução e Recreativo Aljustrelense. O Dia de São Pedro termina com a atuação de Valter Cabrita.

Durante estas celebrações, a gastronomia vai também emparelhar com a tradição.

Alcoutim

Na próxima sexta-feira, a sardinhada, o gaspacho e o vinho estarão presentes em Martim Longo, como forma de festejar os tradicionais santos populares, no Largo da Junta de Freguesia.

Pelas 20h00 desfila a Marcha do Centro de Desenvolvimento Cultural e Social de Martim Longo e meia hora depois, inicia o baile com Sérgio Conceição.

Por último, às 23h00 o público poderá assistir à atuação da Marcha Popular de Bordeira.

Castro Marim

Os tradicionais bailes e arraiais dos santos populares vão voltar a animar todo o concelho de Castro Marim entre os dias 12 e 29 de junho, com festas que reúnem a comunidade em todas as freguesias.

Altura, Junqueira, Azinhal, Castro Marim, Rio Seco e Barrocal serão o epicentro das festividades, uma das tradições de maior apreço dos castromarinenses, com destaque para o dia 23 de junho com o Grande Arraial de São João e o desfile de Marchas Populares na Praça 1.º de Maio, na sede de concelho.

A música popular vai juntar-se às grinaldas, balões, papéis coloridos, manjericos e às quadras, onde também não faltará a dança e o pular da fogueira de alecrim.

Os mastros populares e a decoração dos Santos Populares em Castro Marim resultam do trabalho e dedicação das várias associações locais do município, que, ano após ano, mantêm a tradição viva e unem a comunidade em torno desta festa.

No dia 12 de junho, pelas 21h00, decorrerá a apresentação das Marchas Populares na Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, com a participação da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense, a “Marcha dos Sapais” da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim e do Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, uma organização da Junta de Freguesia.

O programa de mastros populares é organizado pelo município de Castro Marim.

Faro

Ambifaro E.M. irá organizar o 1.º Arraial de São João da Praça de Faro, nos dias 21 e 22 de junho, na praça exterior do Mercado Municipal de Faro, entre as 19h00 e as 01h00, prometendo trazer a animação e a tradição das festas de São João a esta cidade.

A programação do evento inclui diversas atuações. No dia 21 de junho, atua o duo Tó Zé Pratas e Dina Teresa, a Marcha da Sociedade Recreativa Bordeirense e o DJ Nuno Silva
da Rua 80 (Rádio Rua FM).

No dia seguinte será a vez do cantor local Nestor Lozinho e sua banda animarem o público, com o seu reportório popular.

Para acompanhar as festividades, haverá uma variedade de comidas e bebidas, incluindo a “afamada” sardinha da Praça de Faro.

Lagoa

O Dia de Santo António será comemorado em Estômbar no dia 14 e 16 de junho.

A primeira apresentação das Marchas Populares da União das Freguesias de Estômbar e Parchal decorre no Jardim Municipal de Estômbar, às 21h30, no dia 14.

Às 17h00, do dia 16 de junho, a Mexilhoeira da Carregação organiza a Festa de Santo António com um desfile das Marchas Populares.

Lagos

As festas dos santos populares regressam a Lagos, do dia 13 a 15 de junho.

A Praça do Infante e Avenida dos Descobrimentos oferece três dias de animação, com arraial, tasquinhas, bailes e os desfiles de 16 marchas populares, locais e convidadas.

No dia 14, a partir das 19h30 haverá atuações da Orquestra Ligeira de Lagos e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere. Às 21h00 atuam as marchas: da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (Mexilhoeira Grande), Popular de Bordeira (Faro), da Vila de Alvor, Baeta – Messejana (Aljustrel) e do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos. Pelas 23h00 há baile com Ricardo Glória.

No dia seguinte, a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio sobe ao palco para apresentar o seu espetáculo musical. Mas ainda irão desfilar à mesma hora as marchas: da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, do Grupo de Amigos da Pedreira (Silves), da Associação SãoBrazArte (São Brás de Alportel), Popular dos Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, Popular do Estrela Desportiva de Bensafrim. Pela noite Cláudio Rosário animará o público.

No dia 15, o fado será ouvido pela voz de Adriana Marques, sendo acompanhada por Gonçalo Rosa (guitarra portuguesa) e José Santana (viola de fado).

O desfile continua, atuando as marchas: de Almeirim, do Sporting Glória ou Morte Portimonense (Portimão), do Clube Desportivo Odiáxere, do Clube Futebol “Os Estombarenses” (Estômbar) e do Clube Artístico Lacobrigense.

Loulé

O desfile das Marchas Populares, em Quarteira, vai decorrer nos dias 12, 23 e 28 de junho, no Passeios das Dunas, em Quarteira, a partir das 21h.

A marcha Onda Jovem vai atuar ao lado de alguns grupos “clássicos” como As Florinhas de Quarteira, a Rua da Cabine, a Rua Poeta Pardal, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Outeiro.

Os visitantes vão contar também com arraiais de música popular, bailaricos e os petiscos da época, como a sardinha assada e o caldo verde.

Das 19h00 às 00h00, durante o mês de junho, o programa dos arraiais é o seguinte: Valter Cabrita no dia 14, na Rua da Cabine e, no mesmo local, Telma Santos e Nelson Duarte, no dia 15; na Rua da Fonte, com Fábio Emanuel, no dia 21, e no dia seguinte com Paulo Coelho; por fim, na Rua da Madrugada no dia 29 e 30 com a dupla Rui e Miguel e Nicole Viviana, respetivamente.

A organizadora APROMAR convidou a Marcha da Bordeira, Marcha de Mafra e a Marcha da Viscondessa, todas de fora do concelho, para se juntarem ao desfile, dividindo a sua participação pelos três dias de festa.

A Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira
vão promover uma venda de manjericos, símbolo desta quadra e conhecido como a “erva dos namorados”, nos dias 12, 21 e 28, das 9h30 às 13h00. O valor angariado reverte a favor de instituições da freguesia.

Olhão

No dia 22 de junho, na Fuseta (Zona Ribeirinha) haverá baile com Rúben Filipe, às 21h00 e atuação da Marcha da Associação Sãobrazarte.

Paralelamente, organizado pela Ria Market, realiza-se também no mesmo sítio das 15h00 às 22h00, o Ria Market ‘Villa Edition’, mercado de marcas online, com exposição/venda de vários produtos, como bijuteria, artigos de praia, artesanato, cerâmicas e roupa.

Portimão

Os desfiles das marchas populares e os arraias dos Santos Populares enquadrados no centenário da cidade, vão percorrer vários locais da autarquia de Portimão, durante todo o mês de junho.

Depois do Portimão Arena e do campo de futebol do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, as marchas vão continuar a percorrer vários locais deste município, pela seguinte ordem: 14 de junho – zona ribeirinha de Alvor; 16 de junho – Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor; 21 de junho – Praia da Rocha, junto à Fortaleza de Santa Catarina; 28 de junho – zona ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval, onde decorrerá a tradicional apoteose.

Participarão nos desfiles as marchas da Vila de Alvor, do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, da Sociedade Recreativa Figueirense e do Sporting Glória ou Morte Portimonense, a que se juntarão as marchas convidadas da Associação dos Amigos da Pedreira (Silves), do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos e do Clube Desportivo de Odiáxere (Lagos).

Os arraiais dos Santos Populares também estarão de regresso à Praça da República, entre as 19h00 e a 01h00, com a seguinte programação: 8 de junho – Academia de Música de Portimão (19h00) e  músico Pedro Miguel (22h00); 15 de junho – Grupo de Cante Alentejano do Centro Comunitário do Bairro Pontal (19h00) e duo musical Ricardo e Idalécia (22h00); 22 de junho – Grupo de Cantares Vozes do Glória (19h00) e músico Marcelo Rio (22h00); 28 de junho – Grupo Coral de Portimão (19h00) e duo musical Nuno e Fernando Mário (22h00).

Centenário da cidade inspira Marchas Populares em Portimão

Em complemento à animação musical, funcionarão no local barraquinhas de comes e bebes, a cargo da Sociedade Vencedora Portimonense, do Clube União Portimonense, do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha e do Sporting Glória ou Morte Portimonense.

Como vem sendo habitual, as celebrações dos Santos Populares são organizadas pelo município, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

São Brás de Alportel

Mesquita, Alportel, Cabeça do Velho, Bairro João Rosa Beatriz em São Brás de Alportel vão ser animadas pelos santos populares.

As festividades iniciam no dia 14 de junho, pelas 20h00, com um baile a cargo de Luís José e o desfile da marcha do Museu, no Largo da Capela, em Mesquita.

No dia 21 de junho, há mesma hora, Luís José continua a dar animação desta vez no parque de Alportel, sendo depois a apresentação da marcha SãoBrazArte. 

No seguinte dia, será no campo de futebol de Cabeço do Velho, o baile com David Brito, dando logo de seguida espaço à atuação da Marcha do Museu.

No último dia, a 28 de junho, no Bairro João Rosa Beatriz o baile fica por conta de Valter Reis, seguindo-se a exibição da Marcha SãoBrazArte.

Silves

As tradicionais festas dos santos populares decorrem no Parque de Lazer do Enxerim, nas noites de sexta-feira, entre as 19h00 e as 01h00, do dia 14 a 28.

A festa faz-se com os acordeonistas Mário Dias (dia 7); Bruno Cunha (dia 14); Marco António (dia 21) e Vânia Silva (dia 28).

O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Silves e Junta de Freguesia de Silves.

Tavira

O Dia da Cidade de Tavira e os santos populares voltam a ser comemorados entre os dias 21 e 29, destacando-se os bailes, recriações históricas e os concertos das bandas Entre Aspas e Os Quatro e Meia.

No primeiro dia (21), a Orquestra do Algarve – o Jovem Saint-Saens atua na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, pelas 21h00.

Dia 22 é a vez do grupo Entre Aspas subir ao palco, na Praça da República, às 22h00.

A Lenda da Moura Encantada será recriada, no dia seguinte, pela Armação do Artista, no Castelo de Tavira, às 22h30. Mas à meia noite a Praça da República, ficará iluminada, com um espetáculo de Video Mapping.

O Dia da Cidade de Tavira (24) inicia logo pelas 06h14 com uma caminhada que arranca da Praça da República. Segue-se o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene, a partir das 10h30, nos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, respetivamente. Mas o destaque vai para o concerto da banda Os Quatro e Meia, às 22h00, no mesmo espaço onde começou o percurso pedestre.

A par destes eventos, desde o dia 21 de junho até ao Dia de São Pedro (29), o Jardim do Coreto foi escolhido para receber o arraial e os bailes populares, onde as pessoas poderão comer, beber e dançar, a partir das 21h00.

Vila Real de Santo António

As freguesias de Vila Real de Santo António organizam a partir de amanhã os Santos Populares, que terão arraiais com muita animação e música, nos dias 12, 13, 14, 15, 22, 23, 28 e 29 de junho.

A Praça Marquês de Pombal em VRSA, a Rua Columbófila nas Hortas, o Largo frente ao Casino em Monte Gordo, o Largo Manuel Cabanas em Vila Nova Cacela e a Rua da Nora, em Manta Rota serão palco de arraias, onde vários acordeonistas, grupos de música, organistas e cantores irão abrir o baile e animar o público.  

Em paralelo haverá as tradicionais tasquinhas com comes e bebes para toda a família.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.