Estatuto Editorial

O Estatuto Editorial do “Jornal do Algarve” é constituído por um conjunto de princípios, designadamente:

1. – Isenção – O “Jornal do Algarve” não toma partido por ninguém e trata a todos por igual.

2. – Pluralismo – “Jornal do Algarve” deverá ouvir todas as partes interessadas em qualquer assunto e ser um espaço onde sejam ouvidas todas as vozes. Considera-se que é do confronto pluralista de posições diversas que se forma a opinião. Procurar-se-á dar tratamento equitativo a todas as tendências políticas, sociais e económicas, etc…

3. – Objectividade e rigor – “Jornal do Algarve” pretende ser um órgão essencialmente informativo, dando primazia às notícias, aos factos objectivamente tratados e tentará usar de toda a transparência e rigor no noticiário, para informar com verdade.

4. – Independência – “Jornal do Algarve” assume-se como semanário independente face a qualquer poder político, económico ou outro.

5. – Vivacidade – “Jornal do Algarve” pretende ser um jornal vivo que informe os leitores dos assuntos do seu interesse. “Jornal do Algarve” tentará “chegar primeiro” na informação e não se constituirá como parte em polémicas. Não pretende o sensacionalismo, mas não fugirá a retratar polémicas sem, contudo, nelas entrar.

6. – Regionalismo – “Jornal do Algarve” é um meio de comunicação eminentemente regional. Não quer alimentar um regionalismo doentio, mas informar os comprovincianos dos assuntos da sua terra e contribuir para a formação da opinião, valorização da cultura regional e elevação do nível cultural dos leitores.

7. – Respeito pela Legislação – “Jornal do Algarve” respeitará, obviamente, as disposições constitucionais sobre a actividade da comunicação social e demais legislação em vigor.

8. – Respeito pelos princípios deontológicos – “Jornal do Algarve” compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais nem abusar da boa fé dos leitores encobrindo ou deturpando a informação.