Tavira ganha concurso da Gulbenkian focado na ação climática

ouvir notícia

O Município de Tavira dá mais um passo na luta contra as alterações climáticas ao vencer o concurso “Iniciativa de Participação Climática” da Fundação Calouste Gulbenkian. Com este prémio, Tavira inicia a elaboração do seu Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), um projeto que promete transformar a cidade numa referência nacional de sustentabilidade e resiliência climática.

Com o projeto “Tavira + Neutra”, a autarquia propõe-se criar um instrumento estratégico que envolve diretamente os cidadãos e as partes interessadas na definição de medidas de adaptação e mitigação às alterações climáticas.

O projeto irá criar o Conselho Municipal de Cidadania e Ação Climática (CMCAC), e será o primeiro deste género em Portugal, servindo como um espaço de diálogo entre a autarquia, os cidadãos e as entidades locais sobre as questões climáticas. O CMCAC visa “promover a cooperação e a participação ativa na implementação das políticas climáticas locais”.

- Publicidade -

Este projeto, um dos cinco selecionados na categoria “Participação nas políticas climáticas locais” pelo concurso da Gulbenkian, recebeu um apoio financeiro de 28.677,34€ e terá a duração de um ano.

O “Tavira + Neutra” visa “incluir grupos estratégicos e sub-representados, bem como a comunidade em geral, na elaboração do PMAC”, como salienta o comunicado. Este plano não só abordará a adaptação local às mudanças climáticas, como também visará a redução das emissões de gases com efeito de estufa, assegurando a conformidade com as políticas nacionais e os compromissos internacionais de Portugal.

Como parte das atividades deste plano, Tavira “convida todos os cidadãos a participar numa sessão comunitária no dia 13 de julho de 2024, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos”. Esta sessão, organizada em parceria com a Associação Oficina de Planeamento e Participação, é aberta a todos os interessados, mas requer inscrição prévia através de um formulário disponibilizado pelo município.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.