APA alerta para desafios de gestão dos rios face a alterações climáticas

ouvir notícia

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), alertou esta quarta-feira para os desafios que se colocam à gestão dos rios face às alterações climáticas que “num país tão pequeno” se fazem sentir de “forma diferente”.

“Ainda ontem [terça-feira] estive no Algarve a falar de seca. Neste mesmo país, tão pequeno, mas tão diferente, vou dar um número que vai assustar. Este ano, no rio Lima, em 15 dias, nas chuvas que ocorreram no final de outubro e primeira semana de novembro, choveu mais do que chove em dois anos no Algarve”, afirmou Pimenta Machado. 

O responsável, que falava na Câmara de Viana do Castelo, insistiu na necessidade dos “territórios e as cidades” se preparem para a “nova realidade”.

- Publicidade -

“Temos mesmo de o fazer. O tema das cheias é uma realidade e, portanto, muitas vezes, se calhar, teremos de usar soluções mais pesadas, naquela lógica de procurar a nossa rede hidrográfica a esta mudança do clima que está aí e, vai continuar”.

Pimenta Machado explicou que, “em algumas situações, devem ser usadas soluções mais pesadas para proteger os territórios da alteração do regime de precipitação, com a frequência e intensidade dos eventos extremos”, adiantando como exemplos a construção de bacias de retenção de água, de diques para proteção de áreas ameaçadas por cheias, reforçar a rede ripícola.

Pimenta Machado alertou para a necessidade de os “territórios adaptarem a rede hidrográfica do país à frequência e intensidade dos eventos extremos”

“Estamos num tempo de bater recordes. Em janeiro tivemos um tempo muito quente e muito seco, é inacreditável, e de bater recordes de picos de precipitação. Este ano, foi um exemplo incrível nisso. Infelizmente, vamos ter agora 15 dias sem chuva. Vai aquecer o tempo. A sul não vai chover nada, o que nos preocupa. Recordes do nível de recuos de costa e incêndios. São estes os desafios a quem de gerir as cidades, o território” adiantou.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.