spot_img

Aprovado Plano de Implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local “Vicentina ADERE 2030”

ouvir notícia

Decorreu no passado dia 25 de junho, no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho em Lagos, a assembleia de parceiros do GAL Vicentina (Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste) ADERE 2030.

A referida assembleia teve como objetivo a apresentação e aprovação do Plano de Implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para o próximo período de programação, que conta com 23 freguesias do Barlavento algarvio (21 rurais e duas urbanas), numa população de 83.915 habitantes.

A sessão contou com a representação de 24 das 52 entidades parceiras. O GAL Vicentina ADERE 2030 é uma parceria constituída por entidades públicas e privadas – locais, regionais e nacionais -, incluindo municípios, associações setoriais, instituições de ensino e da economia social, entre outras, que se encontra organizada em três redes setoriais (Agricultura, agroalimentar, floresta e ambiente; Desenvolvimento local, turismo e património; Social, educação, formação, juventude e cidadania).

- Publicidade -

Segundo descreve a Vicentina em comunicado, esta foi uma sessão de trabalho muito participada, onde se elegeu, inicialmente, a presidência da Assembleia de Parceiros que ficou a cargo do município de Aljezur. Seguidamente, procedeu-se à votação da composição do Órgão de Gestão, constituída por cinco parceiros privados e dois parceiros públicos.

As linhas gerais do plano de implementação foram apresentadas por Aura Fraga, coordenadora do GAL, que relembrou a fase anterior da candidatura, as tipologias de intervenção alvo de financiamento, as temáticas de cooperação e o modelo de governança da parceria. As cinco tipologias de investimentos abrangem pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular; pequenos investimentos na exploração agrícola; investimentos em diversificação, comércio e serviços associados; inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais; e conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (aldeias inteligentes).

Após apresentação, o plano de implementação foi colocado a votação dos parceiros, tendo sido aprovado por unanimidade.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.