Peça que se crê mais antiga ligada à medicina está em Tavira 

Médicos exploram património da saúde e apelam a uma maior investigação

ouvir notícia

Decorreu durante o fim de semana, uma visita guiada ao património da saúde, entre Tavira, São Brás de Alportel e Lagos. Médicos e técnicos da saúde e outros especialistas de todo o país percorreram o passado, observaram peças ligadas à medicina e partilharam estórias sobre personalidades marcantes.

No evento organizado por Cristina Fé Santos, técnica superior em Património Cultural e investigadora de História da Medicina, Jorge Pereira, médico radiologista de Faro e o Núcleo de História de Medicina da Ordem dos Médicos, em que o JA esteve presente, realizaram-se visitas guiadas e dinamizaram-se debates.

Foi já no final de uma mesa redonda que Jorge Pereira e a investigadora da História da Medicina e médica Maria do Sameiro Barroso, "revelaram em primeira mão" que o Eshmun - descoberto em Tavira, nas escavações arqueológicas realizadas no Palácio dos Cortes Reais - é provavelmente a peça ligada à medicina mais antiga de Portugal, embora possa ser alvo de estudos no futuro.

- Publicidade -

Eshmun - pode ser a peça mais antiga ligada à medicina e encontra-se no Museu Municipal de Tavira

Jorge Pereira concretizou, há alguns anos, exames imagiológicos a este artefacto, que “é a representação ligada à medicina, no sentido de poderes curativos” do século IV/V A.C.

Tavira foi o ponto de partida e terá sido escolhido, visto que "a primeira Universidade de Medicina do Algarve foi aqui, com aulas de cirurgia, no Quartel de Tavira", relatou Cristina Fé Santos. 

Na Ermida de São Sebastião, o primeiro local a ser visitado, Marco de Sousa Santos, técnico superior do Museu Municipal de Tavira, destacou as diferentes epidemias que existiram na cidade tavirense, como a peste negra e a cólera, bem como a origem, a evolução, as soluções e o impacto demográfico, político e social destas doenças. Ao longo de cada um destes períodos, foram morrendo milhares de pessoas. Contudo eram várias as ermidas onde os fiéis oravam perante Deus e os santos que os protegiam, como São Sebastião (...

Exclusivo para assinantes

Se é assinante

Se é assinante

e continue a ler

Se não é assinante

DESDE 1€ POR SEMANA

Se é assinante e não possui conta solicite o acesso

Aproveite 20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.