Portugal lidera importações de Angola

ouvir notícia

.

Os produtos portugueses lideram as importações de Angola. Este ano Angola vai crescer 10%, com mais petróleo, mais gás natural e mais diamantes.

A China e Portugal assumem a liderança nas trocas comerciais com Angola. Enquanto a China compra cerca de 45% do petróleo angolano, Portugal lidera o ranking das importações angolanas, fornecendo mais de 16% dos bens comprados por Angola em 2011, revelam dados de um estudo realizado pelo Banco BPI, da autoria de Cristina Casalinho e Carmen Camacho.

Para 2012, o Banco BPI prevê uma “assinalável aceleração da expansão económica” angolana, com a variação do Produto Interno Bruto (PIB) a atingir “acréscimos reais” próximos dos 10%.

- Publicidade -

Para este aumento contribuem a entrada em produção de “novos poços petrolíferos” e “a intensificação da exploração de gás natura liquefeito”, refere o Banco BPI.

Aliás, o Banco BPI diz que em Maio de 2012 será finalmente inaugurado em Angola o início da produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) e durante o ano será igualmente concretizada uma expansão mais significativa da exploração de diamantes (com um aumento previsível de 10,1%).

Além disso, o estudo do Banco BPI refere que as contas externas angolanas “revelam um excedente superior a 8% do PIB, empurradas pelo bom desempenho do preço do petróleo que compensou a queda da produção”.

A inflação em Angola apresenta uma trajetória descendente, tendo registado 11,12% em Março de 2012, e mantém a meta de chegar aos 10% no final do ano.

O estudo refere ainda que os depósitos bancários cresceram 35% em 2011, em termos homólogos. O BPI revela que as reservas internacionais líquidas de Angola aumentaram para 26,9 mil milhões de dólares.

J. F. Palma-Ferreira (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.