Algarve prepara-se para dizer adeus às portagens

ouvir notícia

A introdução de portagens na Via do Infante (A22) tem sido motivo da contestação de populações, autarquias, empresas e partidos, suscitando vários debates parlamentares. Para muitos, a cobrança de portagens na A22 é considerada o “calvário” dos algarvios, obrigados a utilizar a EN125, onde a segurança rodoviária deixa a desejar. Depois desta “saga” e após avanços e recuos, as portagens têm os dias contados. Há quem veja a medida como o triunfo da justiça na região e quem acuse o PS de “irresponsabilidade financeira”. Outros, ainda, adiantam que apenas se trata de uma transferência de pagamento para todos os contribuintes e que tira competitividade ao transporte ferroviário

O parlamento aprovou na quinta-feira, dia 2 de maio, na generalidade, o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e no Algarve com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora os projetos para o processo de especialidade.

A proposta do PS - a única que foi aprovada - pretende acabar com as portagens na A22, mas também na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 - Pinhal Interior, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

Numa publicação nas redes sociais, com o título “Portagens nunca mais!”, os socialistas algarvios congratulam-se pela eliminação das portagens da Via do Infante. “Uma votação histórica que culmina com êxito uma luta que uniu o Algarve, os autarcas, as associações empresariais e sindicais e os mais diversos movimentos sociais. Um consenso regional que antes também contou com o PSD mas que agora, afinal, tem a sua oposição”, pode ler-se.

“O PSD, incluindo os deputados eleitos pelo Algarve, votaram contra a eliminação das portagens. O papel de cada um nesta decisão fica claro. O Partido Socialista, o seu secretário-geral, Pedro Nuno Santos, e os seus deputados honraram a sua palavra e o compromisso assumido com os algarvios. Portagens na Via do Infante nunca mais!”, exaltam.

Esta medida - que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros - entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Já os projetos de lei do BE e PCP - que seguiam a mesma linha de abolição de portagens, mas abrangendo mais vias e com outros detalhes - foram chumbados com igual votação: PSD, Chega, IL e CDS-PP votaram contra e PS, BE, PCP, Livre e PAN a favor.

Os bloquistas pretendem eliminar as portagens para as autoestradas de acesso às regiões do interior (A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41, A42) e os comunistas querem abolir este pagamento na A4, A13, A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 e A42.

Igualmente chumbado foi o projeto de resolução dos partidos do Governo, PSD e CDS-PP, que recomendava a redução gradual e financeiramente responsável de portagens no interior e nas grandes áreas metropolitanas.

Também sem força de lei, a IL viu chumbados os projetos de resolução que recomendavam ao Governo que avaliasse o custo-benefício de isentar de portagens nas antigas SCUT e ainda a isenção temporária das portagens nas autoestradas alternativas ao IC2 na localidade de Serém, Macinhata do Vouga.

A recomendação do PAN que sugeria a renegociação dos contratos de parceri...

Exclusivo para assinantes

Se é assinante

Se é assinante

e continue a ler

Se não é assinante

DESDE 1€ POR SEMANA

Se é assinante e não possui conta solicite o acesso

Aproveite 20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Isilda Gomes: “Lutarei em qualquer parte pela defesa da região”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Em 2013, quando assumiu o primeiro mandato, disse ao...

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

À conversa com Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações para uma entrevista exclusiva.

Baobá, conhecida como a ‘árvore da vida’, surgiu em Madagáscar

A baobá, conhecida como ‘árvore da vida’, teve origem em Madagáscar, de onde se...

Saúde mental dos profissionais deve preocupar empresas, diz estudo

A saúde mental, a cultura das organizações, como a ética e os valores, e...

Governo vai propor reuniões aos partidos para “plano de ação” sobre regularização de imigrantes

O primeiro-ministro anunciou esta semana que o Governo quer reunir-se com os grupos parlamentares...

Hotéis à venda em Portugal aumentam mais de 30% no 1.º trimestre

O número de hotéis à venda em Portugal aumentou 31% no primeiro trimestre face...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.